VERSÃO IMPRESSA

Cinemas&Séries

| DISTOPIA | Com temas atuais e discussões necessárias, clássico Show de Truman completa 20 anos de seu lançamento original. Confira os motivos de sua importância

01:30 | 11/06/2018

SHOW DA VIDA

[FOTO1] 

Dirigido por Peter Weir, o mesmo de A Sociedade dos Poetas Mortos, o filme Show de Truman, com Jim Carrey no papel principal, conta a história de Truman, personagem que nasceu e viveu em frente às câmeras. Passando por sua infância, amadurecimento e fase adulta, o longa trata o personagem como uma peça que deve ser explorada pela audiência e pelo diretor, Cristofy, vivido por Ed Harris, que deseja o dinheiro e sucesso que uma audiência pode oferecer.

Em outras palavras: a vida de Truman é um reality show eterno, onde tudo que acontece é controlado por técnicas cinematográficas, como o nascimento e o pôr-do-sol. Inclusive, todos ao seu redor, como os seus pais, amigos e amantes, são astros contratados.


Com isso, o filme critica fortemente como a vida das pessoas é sugada constantemente ao sensacionalismo e como o público lida com os programas televisivos americanos.


Lançado em junho de 1998, o filme ainda mostra Truman desconfiando e fugindo de seus algozes. O drama também é lembrado por uma atuação exemplar de Carrey e por seus temas que, incrivelmente, ainda não envelheceram.


Essa temática se tornou popular em outros filmes e séries de TV que vieram a seguir, como Black Mirror, que teve grande influência de O Show de Truman. Veja ao lado algumas dessas obras.



 

URSO BRANCO (2013)

 

O segundo episódio da segunda temporada de Black Mirror apresenta uma personagem fugindo de várias pessoas que tentam matá-la, enquanto outros filmam a sua fuga. O episódio é uma crítica ao sensacionalismo da mídia e a espetacularização do sistema judiciário. Apesar de não ser tão bom, merece ser visto.

 

JOGOS VORAZES (2012)


Filme mostra 12 distritos entrando em uma disputa onde só um representante do grupo sobrevive. Não bastasse a barbárie, as pessoas ainda torcem e assistem aos competidores se matando. O filme teve outras três continuações e é baseado na obra literária de Susanne Collins.

 

 

MATRIX (1999)


Nem todo mundo assistiu Matrix, por mais popular que ele seja. Dirigido pelas Irmãs Wachowski, o filme mostra um futuro dominado pelas máquinas, onde os humanos se tornaram escravos. Neo, vivido por Keanu Reeves, se revolta e luta ao lado de Trinity e Morpheus contra as máquinas, que dominam os dias.

 

GABRIEL AMORA

TAGS