Logo O POVO+
Alunos da rede pública têm aula de alegria com o grupo Dona Zefinha
Vida & Arte

Alunos da rede pública têm aula de alegria com o grupo Dona Zefinha

| ESPETÁCULO | Alunos de escolas públicas conferem a programação do Festival Vida & Arte. Ontem, cerca de 2.500 assistiram ao espetáculo O circo sem teto da lona furada dos bufões
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Os olhos atentos, a curiosidade para ver, para alguns pela primeira vez, um espetáculo. No segundo dia de programação do Festival Vida&Arte, cerca de 2.500 alunos de 25 escolas da rede pública municipal foram convidados para visitar o Centro de Eventos do Ceará (Edson Queiroz) para uma, digamos, aula de campo um tanto quanto diferenciada.

 

Logo no início da tarde, os estudantes chegaram para conhecer as instalações do evento e, de quebra, assistir ao espetáculo O circo sem teto da lona furada dos bufões, protagonizado pela trupe do grupo Dona Zefinha.


Cearenses do município de Itapipoca, os irmãos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio, Paulo Orlando e companhia apresentaram ao público presente no Palco Belchior (térreo) uma de suas montagens mais conhecidas, que centra foco na história de um grupo de palhaços que, tentando “enganar” a plateia com supostas atrações, arranca gargalhadas em meio a muita música e piadas; as palmas foram uma consequência.


Uma das escolas que participaram da visita foi a EEFM Antônio Dias Macêdo, com turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio. “É a primeira vez num evento como esses, e gostamos bastante. Os alunos todos batendo palma!”, resumiu a professora Maria Gergivan.


Correspondente do O POVO na Escola Municipal José Ramos Torres de Melo (Mucuripe), Wildney Cardoso Nogueira, 15, não escondeu a expectativa com o Festival. “Eu já fui ao teatro, mas para um evento desse porte nunca. Certamente escreverei sobre isso”, adiantou.


“Achei um dos melhores espetáculos e fico mais surpreso ainda de saber que eles são de Itapipoca”, disse o também professor Nílbio Thé, acompanhado da esposa Marise Lima e dos filhos Guilherme, 8, e Rafael, 3.


“No show de palhaços não tem só música! No show de palhaços não tem só palhaços! No show de palhaços não tem só brincadeiras!”, adianta Orlângelo na pele do intrépido palhaço Bufão.


“Foi legal, né... A gente fez um trabalho mais voltado para os adolescentes, mas eu acho que eles responderam. O Circo é um trabalho mais focado para as crianças, mas deu certo. Acho que rolou uma interação e a gente sai muito feliz”, celebrou Orlângelo.


“Nossa escola não tem muitos momentos como esses. É a primeira vez que estou participando como professor, mas de vez em quando acontecem passeios assim e eles sempre ficam instigados”, afirmou o professor de Artes do CEJA José Walter, Evan Teixeira, 29, que acompanhava alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Ele ministra uma oficina de Teatro para crianças hoje e domingo no FVA.


Neste sábado, outros 2.500 estudantes de mais de 20 escolas públicas participam do FVA no Centro de Eventos.


NOVAS EMOÇÕES

Portador de autismo, o esperto Elísio, 13, é aluno do 5º ano da escola José Dias Macêdo e estava com Maria de Fátima Alves dos Santos. “Ele já dançou, ficou morto de feliz!”.

CONHECIMENTO E CULTURA

“Um mundo imenso é apresentado a nós. É uma experiência maravilhosa de conhecimento e cultura”, disse Nilce Ferreira, ao lado do aluno Wildney Cardoso.


PALHAÇADAS E RISOS

A interação da plateia com o grupo Dona Zefinha foi um ponto alto de O circo sem teto da lona furada dos bufões. Risos, palmas e muita animação definiram o Palco Belchior.


PLATEIA E ATRAÇÃO

Evan Teixeira é professor na rede pública e, dentro do festival, irá ainda ministrar a oficina Entra no Jogo – o Lúdico Teatral. “Os alunos ficam sempre instigados”.

 

PROGRAMAÇÃO INFANTO-JUVENIL


Galinha Pintadinha

 

O quê: A Turma da Pakaraka trará ao evento o musical de uma das personagens mais queridas da criançada.

Quando: domingo, 24, às 11h30min

Onde: Praça Sérvulo Esmeraldo.

Às 12h30min, a mesma turma irá apresentar a peça LadyBug e Cat Noir.


Lançamento do livro Fitá


O quê: Em parceria com a editora Sextante, a publicação da Editora Dummar é escrita por Karla Tenório, Duda Coutinho e Padmini, sendo inspirada no livro Propósito, de Sri Prem Baba. Conta a história de uma estrelinha que queria realizar o desejo de seu coração, sem saber que seu maior sonho era algo que já possuía.

Quando: domingo, 24, às 17h30min

Onde: Circo do Palhaço Trepinha - Largo Alberto Porfírio


Oficina de Circo


O quê: Com o tema Brincadeiras e Práticas Circenses, Cláudio Ivo e Eron Souza estarão à frente da oficina que dará algumas noções desse universo lúdico. Quando: domingo, 24, às 14h30min

Onde: Circo do Palhaço Trepinha - Largo Alberto Porfírio

 

O que você achou desse conteúdo?