Logo O POVO+
Zigue-zague espacial marca franquia Star Wars
Vida & Arte

Zigue-zague espacial marca franquia Star Wars

| ESTREIA | Entre idas e vindas no tempo, a franquia Star Wars já rendeu ao público muitas aventuras. Agora mais uma chega aos cinemas: Han Solo. O V&A refaz esse percurso espacial
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante, era possível acompanhar a franquia Star Wars através da ordem de lançamento dos filmes. Com o passar dos anos, no entanto, a ficção científica misturada com fantasia foi ganhando novos longas conectados entre si, apesar da distância temporal entre os seus acontecimentos. A partir disso, muitas pessoas ficaram confusas. Com o lançamento de Han Solo: Uma História Star Wars, marcado para meia-noite de hoje, o público pode estranhar ainda mais, visto que esperam reencontrar Rey, Finn e Kylo Ren, protagonistas de Os Últimos Jedi, último filme da franquia, que estreou em dezembro de 2017.


Essa bagunça entre os lançamentos começou quando a Disney comprou de George Lucas, criador do universo, toda a franquia, em 2012. Lucas realizou os três filmes originais na década de 1970 e 1980 e, quase 20 anos depois, a trilogia prequel (filmes que se passam antes da primeira trilogia). Com a Disney no comando, a franquia teve mais três histórias paralelas. A primeira começou em O Despertar da Força (2015) e teve a sua segunda parte em 2017, com Os Últimos Jedi. Em 2016, tivemos Rogue One, filme que se passa dias antes do filme original, de 1977. Por último, temos Han Solo, que também se passa cronologicamente antes de todos os filmes recentes, apesar de ser o último lançado. Confuso, não?


São 40 anos de franquia, nove filmes, duas séries animadas, várias histórias paralelas. E olha que não estou citando os livros, quadrinhos e jogos de videogame, que sim, também fazem parte deste universo. Acompanhem abaixo a linha do tempo entre os filmes e séries animadas.

 

Linha do tempo Star Wars


STAR WARS – EPISÓDIO 1: A AMEAÇA FANTASMA (1999)

O filme de 1999 é considerado o pior de toda a franquia. Ele inicia toda a aventura da família Skywalker, que começa com Anakin sendo levado por Obi-Wan para se tornar um Jedi.

 

STAR WARS – EPISÓDIO 2: O ATAQUE DOS CLONES (2002)

O filme de 2002 continua a história de Anakin dez anos após Ameaça Fantasma. No filme, o herói começa a sentir interesse pelo Lado Negro da Força.

STAR WARS: A GUERRA DOS CLONES (2008)

A animação dá continuidade ao Episódio 2 e mostra Anakin e Obi-Wan lutando contra os Sith, guerreiros do lado sombrio da Força e inimigos dos Jedi, para manter a paz no reinado.

ROGUE ONE (2016)

O primeiro filme considerado spin-off (derivado) da franquia original é Rogue One, longa que fala de um grupo de rebeldes que lutam para desvendar o mistério em torno da Estrela da Morte, armamento poderoso que destrói planetas.

HAN SOLO: UMA HISTÓRIA STAR WARS (2018)

Segundo filme spin-off (derivado) da franquia mostra a origem do pirata espacial mais famoso do cinema. O longa conta como o herói conhece Chewbacca, Lando Carisian e outros personagens da saga.

STAR WARS REBELS (2014 – 2018)

Outra série animada surge entre os filmes. Rebels fala de um grupo de rebeldes em batalha contra o Império dominado por Darth Vader e Imperador Palpatine. No mesmo período, os Jedi passam a entrar em extinção.

STAR WARS – EPISÓDIO 3: A VINGANÇA DOS SITH (2005)

Mais sombrio de toda a franquia, o longa encerra a trilogia prequel com o nascimento dos gêmeos Luke Skywalker e Leia Organa, filhos do outrora Anakin, que agora é o vilão Darth Vader.

THE CLONE WARS (2008 – 2014)

A série animada de TV é um derivado do filme. Em seis temporadas, o público pode acompanhar o esforço contínuo dos Jedi de manter os Sith longe das Forças Imperiais.

STAR WARS – EPISÓDIO 4: UMA NOVA ESPERANÇA (1977)

O primeiro filme de toda a franquia só aparece na ordem cronológica agora. Aqui, Luke Skywalker desafia o Império, comandando por seu pai, Darth Vader.

STAR WARS – EPISÓDIO 5: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1981)

Considerado o melhor da franquia, o longa traz um vilão dedicado a derrotar o herói que o venceu no filme anterior. É um clássico da ficção cientifica e merece ser visto.

STAR WARS – EPISÓDIO 6: O RETORNO DE JEDI (1983)

O filme conclui a trilogia e ainda continua expandindo o universo. O Império é derrotado e, teoricamente, todos os personagens principais estão em paz. Só teoricamente...

STAR WARS – EPISÓDIO 7: O DESPERTAR DA FORÇA (2015)

O primeiro filme feito pela Disney foi um sucesso de bilheteria e crítica. O Despertar da Força tornou o universo ainda maior, com novos personagens e novos vilões.

 

STAR WARS – EPISÓDIO 8: OS ÚLTIMOS JEDI (2017)

O filme continua a aventura do filme anterior exatamente do ponto que ele parou. Os Últimos Jedi finaliza algumas tramas e abre possibilidades para novos heróis continuarem a saga.

 

O que você achou desse conteúdo?