Logo O POVO+
"Teu mundo não cabe nos meus olhos" estreia nesta quinta, 3
Vida & Arte

"Teu mundo não cabe nos meus olhos" estreia nesta quinta, 3

| ESTREIA | Novo filme de Paulo Nascimento conta a história de Vitório, pizzaiolo cego que descobre a possibilidade de enxergar. Confira a crítica do filme e entrevista com Edson Celulari
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Teu mundo não cabe nos meus olhos é um filme pequeno, mas que tem muito a dizer. A história de Vitório, pizzaiolo cego vivido por Edson Celulari, apresenta um ensaio sobre tolerância e respeito na escolha do próximo, mesmo que tal decisão atinja os demais também. O diretor Paulo Nascimento, nesse sentido, se mostra competente em sua direção e no desenvolver dos atos da narrativa, que passam rápido e ainda transmitem a mensagem do roteiro.


Dono da Piccolo Mondo, pizzaria no bairro do Bixiga, em São Paulo, o protagonista Vittório lida com a cegueira desde a sua infância. Ele vive com as suas limitações, ainda que seja extremamente satisfeito com o que tem. Ele identifica a textura do tomate, percebe o que está a sua volta, sente o tempero da massa por dentro, trabalha sem o apoio de ninguém, se locomove para os lugares sem ajuda. É uma pessoa normal.

[SAIBAMAIS]

Já a atriz argentina Soledade Villamil vive Clarice, filha de um judeu argentino que não se conforma com a escolha da filha se casar com um cego. A partir desse drama, a família tenta convencer Vitório a fazer uma cirurgia experimental que pode lhe devolver a visão. Ele resiste até um ponto chave do filme, que o faz reconsiderar a situação.


Logo em seu início, o longa mostra a competência de Celulari ao interpretar Vitório. Acostumado aos seus papeis secundários de telenovelas, o ator mostra ter um talento para protagonismo também. Seus momentos dramáticos são os melhores do filme, principalmente aquele que ele acorda o seu parceiro da pizzaria para divagar sobre um sonho que teve. É uma cena que desenvolve o personagem, e pontua o talento do ator. Já Soledad, uma das melhores atrizes da geração, enfatiza que tem tanto talento quanto o seu colega Ricardo Darín, com quem já trabalhou diversas vezes, como em O Segredo dos Teus Olhos, filme argentino que venceu o Oscar de melhor longa estrangeiro em 2010.

[QUOTE1]

A obra não tem uma fotografia e uma música que o destacam como um filme forte na memória. O que sustenta suas qualidades são os atores e o roteiro que emociona com os poucos diálogos do casal protagonista. É um filme que necessita ser visto e descoberto durante o desenrolar dos atos dramáticos. Vale conferir.

O que você achou desse conteúdo?