Logo O POVO+
Programação na Livraria Cultura celebra o Dia do Orgulho Nerd
Vida & Arte

Programação na Livraria Cultura celebra o Dia do Orgulho Nerd

| CULTURA NERD FEST | Personagens do cinema e da televisão dão o tom do evento, que é celebrativo ao Dia do Orgulho Nerd. Programação é gratuita e acontece na Livraria Cultura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Mickey, Harry Potter, Pantera Negra, Thor, Homem de Ferro, Luke Cage, Annabelle, Sakura, Mulher-Maravilha e Hermione Granger estarão reunidos no sábado, 26, no Cultura Nerd Fest - evento dedicado aos múltiplos universos possíveis para os amantes da cultura geek. A organização é do grupo cearense A Ordem, com programação que se estende ao longo do dia. São painéis, debates, contação de histórias, jogos de tabuleiro, sorteios e concurso de cosplay.


O professor Antonio Kleber Gomes, integrante do grupo A Ordem - que tem como principal referência o universo mágico de Harry Potter -, destaca a pluralidade de temas e personagens abordados no evento. Parte da programação é originária de referências dos anos 1980 - uma década rica em filmes, músicas e séries, que sempre são utilizados como base para novas produções. “É embasado nessa cultura tão nostálgica”, pontua.


Kleber destaca o painel dedicado ao aniversário de 80 anos daquele que já foi considerado o maior herói de todos os tempos: Superman. “De todos os heróis da cultura pop e de todas as editoras que conhecemos, ele é sempre o pioneiro. No live action, nas séries, nas animações, nas produções, nos quadrinhos”, explica o professor. A atividade começa às 14h30min e será realizada no auditório da livraria.


A programação também tem os painéis Meu Streaming Favorito, sobre como os seriados transmitidos nessa modalidade modificaram as percepções do mercado; Black Heroes, sobre o impacto cultural dos heróis negros e o empoderamento midiático; Mutante e Orgulhoso, sobre os novos caminhos do Professor Xavier e seus alunos especiais; Marvel - Os primeiros dez anos, sobre como o universo cinematográfico da gigante do entretenimento evoluiu na última década e quais as perspectivas para o futuro; O Mestre da Fantasia, abordando a produção do escritor Neil Gaiman; e Madei In Japan... Ou Quase, trabalhando a cultura da animação japonesa com narrativas como Sakura, Sailor Moon, SAO, Digimon e Cavaleiros do Zodíaco.


Para reviver a “infância geek” por meio da música, acontece, às 16h30min, um show do inusitado trio O Fabuloso Maurício e os Herbívoros Letrados. Formada por Maurício (baixo e voz), Thiago (guitarra e voz) e Sérgio (Bateria e voz), a banda é especializada em trilhas sonoras de filmes e temas de seriados, desenhos animados e programas de TV. “Apesar de todo esse clima de nostalgia, eventualmente também tocamos algo contemporâneo, quase sempre com essa ligação visual com algum programa de TV, seriado, filme. Procuramos sempre mexer com o emocional das pessoas, fazendo todos remeterem a ótimos momentos, sejam nostálgicos ou mesmo recentes”, diz Sérgio.


Cultura Nerd Fest


Data: sábado, 26, das 10h30min às 21 horas

Onde: Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010)

Informações: no telefone (85) 4008 0800 ou no instagram @somosaordem

Programação completa: https://goo.gl/eeo77U

Entrada gratuita

 

VITOR E LU CAFAGGI


LAÇOS DE INFÂNCIA

A dupla de irmãos quadrinistas é uma das atrações mais aguardadas do evento. Às 17h, eles falam sobre influências dos anos 80

 

O Dia do Orgulho Geek é comemorado em 25 de maio. A data marca o lançamento de Star Wars: Uma Nova Esperança


O evento tem entrada gratuita. Quem desejar, pode levar pacotes de ração para gatos e cachorros, que serão doados para um abrigo.


A VARIEDADE de heróis no evento inclui Pantera Negra e Mulher-Maravilha, que transpõe o modelo de “homem branco, rico”.


OS 80 ANOS do Superman e sua influência no mundo geek serão debatidos em painel que começa às 14h30min no Auditório


HAVERÁ seleção das casas de Hogwarts, que simula a entrada de jovens alunos bruxos na escola de magia


PANTERA NEGRA e outros heróis negros, como Luke Cage e Super Choque, são tema de painel que começa às 13h30min

 

O que você achou desse conteúdo?