Logo O POVO+
Professora D'Alva Stella morre aos 94 anos
Vida & Arte

Professora D'Alva Stella morre aos 94 anos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Regente e professora de música com experiência no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e Instituto de Educação do Ceará, além de criadora do Coral da Universidade de Fortaleza (Unifor), D’Alva Stella Nogueira Freire, 94, morreu na manhã desta terça-feira, 1º, em decorrência de um câncer.


Nascida no município de Jaguaruana (Vale do Jaguaribe) e filha do maestro Joaquim Ribeiro Freire, D’Alva Stella cresceu entre as cidades de Mossoró e Natal, ambas no Rio Grande do Norte, tendo seus primeiros ensinamentos musicais dentro da família.


“Sempre a chamava de Tia Dalva Estrela e, hoje, finalmente, ela tornou-se uma estrela que sempre foi. D’Alva era era uma dessas pessoas, com uma luz, que deveriam viver para sempre. Conversar com ela era uma das coisas mais maravilhosas. Estudei com ela durante uns quatro anos e, mais para a frente, uns outros dois, e ela tinha uma maneira única de contextualizar as coisas, fora que tinha um domínio específico da música brasileira”, ressaltou a cantora, compositora e regente cearense Aparecida Silvino.

[QUOTE1]

Para Luís Carlos Prata, maestro da Seduc/CE, D’Alva Stella foi um ícone. “Uma pessoa muito peculiar e realmente uma sumidade na área musical. Tive a honra de conhecê-la, foi minha professora de canto erudito durante algum tempo e também no Curso de Licenciatura e Música da Uece. Muita gente que se formou lá e hoje está aí, trabalhando na área, passou por ela. Era dona de uma voz maravilhosa e que trouxe muito conhecimento. Foi um farol para muita gente”, afirmou.


D’Alva Stella chegou a gravar o LP Sons da Terra do Sol (com Nízia Diogo Maia) e os CDs Cancioneiro do Ceará (ao lado do Coral do Estado do Ceará) e Cantares do Brasil (juntamente com o Coral de Câmara do Ceará).


O velório de D’Alva Stella teve início na tarde de ontem, às 15 horas, na Funerária Ethernus, e o sepultamento acontece hoje, às 8 horas, no Cemitério São João Batista.


O que você achou desse conteúdo?