Logo O POVO+
Painel reúne os autores Eduardo Spohr, Leonel Caldela e Kamile Girão
Vida & Arte

Painel reúne os autores Eduardo Spohr, Leonel Caldela e Kamile Girão

| FESTIVAL VIDA&ARTE | Os escritores Eduardo Spohr, Leonel Caldela e Kamile Girão participam do evento falando sobre a produção brasileira na literatura de fantasia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Eduardo Spohr, Leonel Caldela e Kamile Girão estão entre os confirmados na programação do Festival Vida&Arte, evento que acontece de 21 a 24 de junho no Centro de Eventos do Ceará. Os escritores participarão de um painel sobre a literatura fantástica feita no Brasil, seguido por sessão de autógrafos. A mediação será do escritor Rodrigo Passolargo.


Segundo Spohr, 42 anos e autor da aclamada série Filhos do Éden, Fortaleza tem um público leitor de ficção e fantasia sempre participativo nos eventos e disposto a conversar sobre os universos expandidos. É esse diálogo que ele pretende levar para a apresentação no festival. “A literatura de fantasia cria mundos e universos. E os leitores acabam querendo conhecer não apenas aquilo que etá no livro, mas todo o universo que foi criado. Isso resulta em ótimas conversas pela internet e ao vivo”, explica Eduardo Spohr, que fez sua última passagem pela capital cearense em 2016.

[QUOTE1]

A ansiedade por retornar a Fortaleza também é compartilhada por Leonel Caldela. Natural de Porto Alegre e com 38 anos recém-completados, o escritor fez passagens pelas graduações de Letras e Artes Plásticas, mas foi no ofício da escrita que conseguiu desenvolver suas habilidades, criar uma carreira e fazer as histórias fluírem. Ele - que tem no currículo o livro A lenda de Ruff Ghanor, um sucesso editorial do gênero fantasia - lembra com carinho dos leitores de Fortaleza. “A minha expectativa é reencontrar pessoas queridas, incluindo o Sporh, que é um amigo pessoal, e conversar sobre os livros que publiquei nos últimos anos”, pontua. O debate ainda terá Kamile Girão, que se intitula representante não apenas do Ceará, mas das mulheres escritoras de fantasia. “Eu não diria que o espaço das mulheres é restrito. Digo que ainda há foco sobre os homens, mas temos excelentes autoras ganhando destaque”, afirma Kamile.


O painel sobre literatura fantástica brasileira integra uma programação que tem mais de 400 atrações em diversos segmentos: música, espiritualidade, dança, teatro, cultura popular, gastronomia e moda. As presenças de nível nacional incluem Marcelo Hessel e Aline Diniz, do site Omelete, que são convidados para um painel sobre o universo de super-heróis. A programação completa está disponível no site do evento.


Literatura fantástica Nacional no FVA

Quando: sábado, 23 de junho, às 20 horas

Onde: Centro de Eventos do Ceará (av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) - válido para toda a programação do dia.

Outras informações: festivalvidaearte.com.br

 

EDUARDO SPOHR


FILOSOFIANERD.BLOGSPOT.COM.BR

O carioca de 42 anos é autor da aclamada série Filhos do Éden, publicada primeiro em formato independente e depois pela Editora Record. Tem livros circulando em Portugal, Alemanha e Holanda. Venceu, em 2012, o Prêmio Fundação Luso-Brasileira. É graduado em Comunicação.

KAMILE GIRÃO


MATECOMLIMAO.COM

Com livros de contos de fadas e histórias em quadrinhos, a escritora cearense foi introduzida ao mundo da leitura. De tanto ouvir narrativas, quis inventar as suas. Aos 25 anos, já lançou três livros - Yume, Outubro e Fisheye. É estudante de Letras-Inglês da UFC.

 

LEONEL CALDELA


TWITTER.COM/LEONELCALDELA

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Leonel Caldela tem dezenas de livros de ficção e fantasia publicados. Abandonou as graduações de Letras e Artes Plásticas para se dedicar integralmente ao ofício de escritor. Sua maior referência na literatura é Rubem Fonseca.

 

O que você achou desse conteúdo?