VERSÃO IMPRESSA

Os efeitos visuais que deram vida a Thanos

01:30 | 04/05/2018
[FOTO1]

O ÁPICE DOS EFEITOS DIGITAIS NA SÉTIMA ARTE

Thanos, o vilão de Vingadores: Guerra Infinita, fez muito sucesso desde a sua estreia nos cinemas. Considerado por muitos fãs como o melhor antagonista do universo cinematográfico da Marvel, o personagem vivido por Josh Brolin garantiu o que poucos vilões oferecem atualmente: medo. Para isso, Thanos foi feito por 12 empresas especialistas em criação de efeitos digitais, incluindo a Weta Digital e Industrial Light & Magic, responsáveis por O Senhor dos Anéis e Star Wars, respectivamente. O trabalho, obviamente, é espetacular. O ator o interpreta com total convicção de que ele precisa ser malvado e os efeitos criam uma maquiagem digital para passar essa imagem de terror. Notem, por exemplo, os detalhes nas rugas, nos movimentos do personagem, o modo que ele mata os seus inimigos. Ele fala, anda e luta como uma pessoa, só que com efeitos digitais para dar outro formato, cor e tamanho. Confira outros exemplos.

AVATAR (2009)

Dirigido por James Cameron, o filme Avatar é o responsável por criar essa moda em Hollywood. Isso se deve ao seu elenco transformado em criaturas digitais através de computadores. Cameron, apaixonado pela possibilidade, filmou 40% do filme com os seus atores, enquanto que todo o resto foi feito com CGI (Computer Graphic Imagery).Ele ainda aperfeiçoou a técnica quando começou a criar ambientes digitais também, como o universo inteiro do filme.

PLANETA DOS MACACOS (2011 - 2017)

O ator Andy Serkis é um gênio. Ele interpretou Gollum, de O Senhor dos Anéis; o gorila de King Kong; Snoke, de Star Wars, e tantos outros do universo nerd. Contudo, talvez o de maior popularidade seja César, da trilogia Planeta dos Macacos. O modo que ele fala e se movimenta nos faz acreditar que ele é um chimpanzé. E os efeitos da Weta Digital aproveitam o talento do ator para garantir vida ao animal. As rugas no rosto e os detalhes dos pelos no corpo de César são indescritíveis.

AS AVENTURAS DE TINTIM (2011)

O primeiro filme do personagem criado por Hergé, Tintim, é feito inteiramente por captura de movimentos. Todos os personagens digitais tiveram um ator interpretando. Andy Serkis, o mesmo de Planeta dos Macacos, inclusive, vive Capitão Haddock no filme.

 

GABRIEL AMORA

TAGS