Logo O POVO+
Nova Miss Marvel é cotada para ganhar filme solo
Vida & Arte

Nova Miss Marvel é cotada para ganhar filme solo

| EXPECTATIVA | Nova Miss Marvel, a inumana Kamala Khan é cotada para assumir filme solo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Ela é inumana, transmorfa, pode alterar qualquer parte de seu corpo e tem fator de cura super acelerado. Mas também é uma adolescente muçulmana residente nos Estados Unidos e precisa lidar com provas escolares, falta de dinheiro e cobranças da família. Kamala Khan, personagem que ganhou o título de Miss Marvel, é um dos maiores fenômenos dos quadrinhos produzidos pela gigante do entretenimento nerd.


O sucesso da adolescente -que apareceu pela primeira vez em 2013, em uma das histórias de Carol Danvers, a atual Capitã Marvel - trouxe a expectativa do anúncio de um longa-metragem para a personagem. Para os leitores, Kamala cumpre uma função semelhante ao Homem-Aranha: é jovem, frequenta a escola e precisa lidar com questões cotidianas. “É muito mais fácil nos identificarmos com uma adolescente, classe média, que passa por problemas reais da juventude, do que com um homem bilionário ou um alienígena. A realidade de Kamala é muito mais palpável”, diz Hillary Maciel, estudante de publicidade e crítica de cinema do blog Quarto Ato.


É fato que tanto Marvel quanto DC têm tentado imprimir outros grupos e outras representatividades nas produções, fugindo do padrão de homem, branco, rico, alienígena, sofrendo por um amor impossível. “Os estúdios responsáveis pelas produções cinematográficas têm percebido a necessidade de se posicionar, ainda que sob interesses duvidosos, quanto a diversidade de seus personagens”, diz Hillary.


“Não acho que faltem personagens femininos, o que eu percebo é que, diferente da Mulher-Maravilha, elas não têm tanto destaque quanto os personagens masculinos, que têm quadrinhos próprios, filmes próprios. Isso está mudando já tem um tempo, por exemplo, temos quadrinhos da Miss Marvel, da Viúva-Negra, da Elektra, da Jessica Jones”, lembra Rebeca Nolêto, leitora aficionada de quadrinhos que foi introduzida no universo geek através dos longas-metragem.


Para os fãs, o anúncio de um filme solo da Miss Marvel é apenas uma questão de tempo. O presidente da Marvel, Kevin Feige, já deu indicativos de que o filme está a caminho, mas sem detalhes sobre elenco e direção. A personagem atraiu um público jovem e feminino em busca das histórias em quadrinhos e se tornou um sucesso editorial evidente. “A representatividade não deve ser restrita às personagens. É preciso mais mulheres, mais negros, mais LGBTS na realização destes projetos. A representatividade surge desde a sala dos roteiristas até a promoção do filme”, diz Hillary.


1

Nos quadrinhos, Kamala é uma fã declarada dos super-heróis e não perde a chance de fazer fotos quando encontra algum

 

2

Kamala é muçulmana de origem paquistanesa. Seus pais se mudaram para New Jersey, Estados Unidos

 

3

Kamala assume a identidade de Miss Marvel após Carol Danvers assumir a identidade de Capitã Marvel

 

O que você achou desse conteúdo?