Logo O POVO+
Festival Vida&Arte confirma show de Milton Nascimento na programação
Vida & Arte

Festival Vida&Arte confirma show de Milton Nascimento na programação

| FESTIVAL VIDA&ARTE | Mais recente nome confirmado para compor a programação do evento, Milton Nascimento trará pela primeira vez a Fortaleza o show Semente da Terra
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Nas palavras do saxofonista norte-americano Wayne Shorter, “O dono de tesouro a ser repartido de maneiras ainda não imaginadas”. Para a lenda do folk Paul Simon, “O maior compositor brasileiro pós-Jobim”. Já segundo o pianista Herbie Hancock: “Têm melodias com simplicidade que vai direto ao coração”. Internacionalmente reconhecido, Milton Nascimento também guarda palavras bonitas de seus pares da Música Popular Brasileira: “Milton tem certa altivez, uma coisa de alma que sabe que é grande”, reconheceu Gilberto Gil. “Se Deus cantasse, seria com a voz do Milton...”, versou Elis Regina.


Já são quase seis décadas de uma carreira condecorada e Milton não planeja deixar os palcos. Aos 75 anos, Bituca (apelido carinhoso trazido da infância) já tem data para voltar à Capital. Ele integra a programação do Festival Vida&Arte, que ocorrerá no Centro de Eventos entre os dias 21 e 24 de junho. O músico se apresenta no dia 23, às 22h30min.


“É um show que tem várias coisas reunidas, a gente quis colocar tudo o que há de mais importante hoje em nossas vidas. A amizade, a união, a força dos Guarani Kaiowá, está tudo aqui neste show”, disse, em entrevista ao O POVO, o artista. A atual turnê chama Semente da Terra, alcunha dada por lideranças espirituais da Nação Guarani-Kaiowá a Milton numa cerimônia realizada em 2010. Ele foi batizado como Ava Nhey Pyru Yvy Renhoi (Semente da Terra), uma honraria rara para um não-indígena.


Para o repertório que trará a Fortaleza, o cantor elencou setlist marcado fortemente por músicas de temáticas sociais. É importante, destaca o artista, refletir sobre o momento político delicado de perdas de direitos sociais que o País tem vivido. “Vamos lembrar também dos tempos de Travessia, Clube da Esquina, e uma porção de outros sucessos que nós preparamos pra essa turnê. E a mensagem é de esperança, sempre”.


Sobre a aproximação maior com a causa indígena, Bituca destaca ser a turnê uma forma de jogar luz no assunto. “Os anos se passaram, mas a situação por lá (tribos) continua a mesma, então eu quis trazer esse assunto de volta. E resolvemos colocar o nome da turnê de Semente da Terra. É uma homenagem aos índios do Mato Grosso do Sul, mas também uma forma de atrair o interesse da opinião pública para dentro do cotidiano dos Guarani-Kaiowá”, completa.


O artista defende a força da música para levar a ações diretas. “Importante dizer também que um dos objetivos da turnê é conseguir um grupo de doadores/colaboradores para uma escola de música indígena no município de Caarapó, no Mato Grosso do Sul”, explica.


O show que chegará aos cearenses surge como consequência das três ultimas turnês de Milton: Uma Travessia - 2012, Linha de Frente — em parceria com Criolo em 2014 —, e o show Tarde, realizada em 2015. A tour tem direção artística de Danilo “Japa” Nuha, direção musical de Wilson Lopes (que também toca guitarra e violão), acompanhado de Beto Lopes (sete cordas), do baterista Lincoln Cheib, do contrabaixo de Alexandre Ito, dos vocais de Barbara Barcellos, do piano de Kiko Continentino e dos metais de Widor Santiago.


SERVIÇO


Milton Nascimento no Festival V&A

Quando: 23 de junho, às 22h30min

Onde: Palco Chico Anysio (Centro de Eventos - avenida Washington Soares, 999)

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia) - válido para toda a programação do dia.

Venda de ingressos e outros destaques da programação no site: festivalvidaearte.com.br


SUCESSO


MARIA MARIA

No último dia 13, Milton Nascimento lançou nova versão da canção Maria Maria. A data foi simbólica, pois marcava Dia das Mães e os 130 anos do fim da escravidão negra no País. “Vivemos numa época em que todo tipo de esperança é necessária. E Maria Maria fala exatamente disso. Então nada melhor que usar a música pra passar um pouco de esperança”, defende o artista. A faixa, feita em parceria com o amigo Fernando Brant (1946-2015), ganhou um tratamento acústico. A música está disponível em todas as plataformas digitais e no YouTube.

 

O que você achou desse conteúdo?