VERSÃO IMPRESSA

Exposição resgata produção de designers mulheres

| DESIGN | Exposição concebida por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) resgata a produção de mulheres fundamentais para a história da criação e design

01:30 | 14/05/2018
[FOTO1]

Desbravar a produção feminina na construção histórica e atual do design é o objetivo da exposição Design por mulheres, que será aberta amanhã, 15, por estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC).


A exposição é originária de uma pesquisa realizada pela aluna Catarina Alencar, 20. Em 2015, ela iniciou uma análise em que tinha como principal questionamento a baixa representatividade feminina no design. “Durante os estudos, não era comum identificar mulheres como precursoras de grandes feitos na área. Faltava referência feminina’’, conta a estudante.


Segundo Catarina, a pesquisa ganhou notoriedade ao ser divulgada entre as alunas do curso, o que culminou numa análise e catalogação de nomes femininos pioneiros no design brasileiro e internacional. Por meio dessa pesquisa, a professora Tânia Vasconcelos, que é também a coordenadora do curso, iniciou, junto com as alunas, a produção de um projeto de extensão que deu nome e forma à exposição. “O foco é dar visibilidade à mulher designer por meio de um retrato inicial da participação da mulher nessa área, sua evolução e seus desdobramentos’’, avalia a coordenadora.


Para o evento, as curadoras Luciana Eloy e Cláudia Marinho construíram uma narrativa com dois núcleos estruturais: um histórico, que apresenta nomes como Bea Feitler, Emilie Chamie, Lina Bo Bardi e Lygia Pape, pioneiras que semearam as primeiras concepções de um design feito por mulheres; e um contemporâneo, que apresenta Bebel Abreu, Cyla Costa, Fátima Finizola, Paula Dib e a pernambucana Joana Lira, responsável por desenvolver projetos gráficos para instituições como Itaú Cultural, Ministério da Cultura e Organização das Nações Unidas (ONU). “Essas mulheres trouxeram pluralidade e singularidade ao Design. As pioneiras semearam uma atuação que se desdobrou até chegar às contemporâneas”, disse Luciana.


A exposição Design por mulheres reúne um acervo de objetos, cadeiras, livros, marcas e produtos gráficos. A entrada é gratuita.


Exposição “Design por Mulheres”

Quando: abertura amanhã, 15, às 19 horas. Visitação até 17 de agosto (de segunda à sexta, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas.

Onde: MAUC - Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica)

Entrada gratuita

INGRID THAIS

TAGS