Logo O POVO+
Autor de mais de 30 livros, Philip Roth morre aos 85 anos
Vida & Arte

Autor de mais de 30 livros, Philip Roth morre aos 85 anos

| LITERATURA | Morto na última terça-feira aos 85 anos, o escritor norte-americano Philip Roth tematizava frequentemente o fracasso e os limites, físicos e morais. É autor de mais de 30 livros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O prolífico escritor Philip Roth, um dos ícones da literatura dos Estados Unidos na segunda metade do século XX, faleceu aos 85 anos na noite da última terça-feira vítima de insuficiência cardíaca congestiva.


Roth, que viveu em Nova York e Connecticut, foi um virtuoso ensaísta e crítico, assim como um agudo observador da sociedade americana. Em 1998, conquistou o prêmio Pulitzer por seu aclamado romance Pastoral Americana (1997).

[SAIBAMAIS]

Conhecido por revisar a experiência judaico-americana em seus mais de 30 livros, o escritor foi uma importante referência da literatura após a Segunda Guerra Mundial com a universalidade de sua mensagem. “I don’t write Jewish,

I write American” (“Eu não escrevo Judeu, eu escrevo Americano”), disse uma vez.


Roth considerou que chegou a um ponto de inflexão quando percebeu que poderia usar o próprio mundo como matéria-prima literária, fosse a sua infância ou o cenário de sua cidade natal Nova Jersey. “Não se pode inventar do nada, ou definitivamente eu não posso”, afirmou em um documentário de 2011. “Preciso de algo de realidade, unir dois fragmentos da realidade para obter o fogo da realidade.”


Roth conseguiu manter a relevância de suas obras tanto em termos de qualidade como de quantidade, incluindo sua elogiada trilogia política, que incluiu Pastoral Americana, Casei com um Comunista (1998) e A Marca Humana (2000).


Seu livro Complô contra a América (2004) se tornou uma referência após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.


O romance estabelece uma história alternativa dos Estados Unidos, na qual imagina que Franklin D. Roosevelt foi derrotado na eleição de 1940 por Charles Lindbergh, um aviador com inclinações pró-nazismo.


Philip Milton Roth nasceu em 19 de março de 1933 em Newark, Nova Jersey, neto de imigrantes judeus-europeus da onda migratória aos Estados Unidos na primeira parte do século XIX.


ROTH E DONALD TRUMP

Seu livro Complô contra a América (2004) se tornou uma referência após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos

 

PRINCIPAIS OBRAS DE ROTH


O teatro de Sabbath


Complô contra a América


O complexo de Portnoy


A marca humana


Pastoral americana


Patrimônio


Homem comum


Indignação

 

O que você achou desse conteúdo?