Logo O POVO+
As delícias de um bom chá
Vida & Arte

As delícias de um bom chá

| CHÁS | O rito de saborear a preparação, quente ou gelada, movimenta um mercado de gostos, aromas e lojas especializadas na infusão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Saborear uma xícara de chá é um processo ritualístico que começa com a escolha das ervas secas, passa pela apreciação do aroma das ervas molhadas e termina com o sorver do líquido. Bebida reconhecida por seus benefícios para a saúde - que incluem propriedades diuréticas, digestivas e combativas da insônia -, o chá ganha cada vez mais espaço na vida de consumidores que querem ter essa experiência olfativa e gustativa.


Helena Leigue, sommelier do clube de assinaturas Diário do Chá, explica que há um mercado para consumidores que querem não apenas aproveitar as vantagens para a saúde, mas também apreciar a composição e agradar o paladar. “Como acontece com vinhos, cervejas e cafés”, exemplifica Helena, que utiliza chás nacionais e importados na curadoria do clube, vindos de países como Marrocos e China.


A nutricionista Larah Nóbrega explica que cada chá tem a sua funcionalidade, mas, quando não utilizados em associação com hábitos saudáveis, a bebida não consegue ser “milagrosa”. De tão apaixonada pelos sabores e aromas, Larah trouxe para Fortaleza a Tea Shop, franquia internacional especializada em chás especiais. “São mais de 100 tipos diferentes à disposição e o consumidor pode sentir o aroma, olhar as folhas e frutas, apreciar a lata”, elucida.

[FOTO2]

Larah diz que as mudanças no mercado - que conta com lojas especializadas e locais para consumir -, ajudam a acabar com o preconceito em relação a bebida, muitas vezes associada a momentos de doença. Para mudar essa relação, ela diz, é necessário oferecer o benefício associado a um sabor realmente gostoso. O empresário Airton Correia, da Confeitaria Sublime, faz coro: “resolvemos investir no chá porque é uma tendência mundial e as pessoas estão deixando de associar a bebida à função terapêutica. O brasileiro está descobrindo o prazer de beber chá. O café já não é a pedida única”.


Amanhã, 19, a confeitaria inaugura um cardápio específico de chás e infusões, que tem como destaque o “vermelho intenso” e o “detox”. “Os chás são versáteis, vão bem a sós ou acompanhados. Para acompanhamento recomendo um bolo. O vermelho intenso vai muito bem com o naked cake”, pontua.


Sara Gadelha, sócia da Tea Shop, acredita que o chá é uma bebida que vai além da ingestão. “É uma tradição. O preparo, o encanto da louça, a cerimônia. É um momento entre os amigos e a família. Apreciar um chá é criar uma ocasião”, pontua.

 

TEA SHOP FORTALEZA


O quê: loja especializada em chás especiais e acessórios. Mais de 100 chás, nacionais e importados, estão disponíveis no estabelecimento

Onde: L2 do Shopping RioMar (rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500)

Telefone: 981112018


SABLÉ DIAMANT


O quê: consumo de chás no local e venda das ervas em latas. Oferece chá vermelho intenso, chá rose, chá de ella e doce amêndoa

Onde: Rua Doutor José Lourenço, 1414

Telefone: 3051 5074


DIÁRIO DO CHÁ


O quê: clube de assinatura que envia mensalmente dois tipos diferentes de chás para os associados. Acompanha material explicativo

Assinatura: diariodocha.com.br

Telefone: (47) 3370 9815


CONFEITARIA SUBLIME


O quê: cardápio especial de chás vindos da reconhecida empresa TalChá. Disponível a partir de amanhã, 19.

Onde: rua Eduardo Bezerra, 1276 - São João do Tauape

Telefone: 3021 7209

 

MAIS

 

Apesar de serem tratados com o mesmo rótulo, há uma diferença entre chás e infusões. Chás são originários da Camellia sinensis, planta conhecida como chá-da-índia. O chá pode ter apenas essa planta ou ser incrementado com outros compostos. Já as infusões, mais populares, são feitas somente com ervas e frutos como camomila, gengibre e maçã.

 

O que você achou desse conteúdo?