VERSÃO IMPRESSA

A onda do kefir

| SAÚDE | Saiba como cultivar em casa e usar em diferentes receitas o alimento que anda super em alta

01:30 | 11/05/2018
[FOTO1]

Usado há milênios, o kefir é uma colônia de microrganismos que, a partir da fermentação de algum açúcar, produz um líquido probiótico altamente benéfico ao corpo humano. Ele pode ser feito de duas formas: de leite, se alimentando da lactose, ou de água, utilizando o açúcar mascavo.


Luana Coelho, nutricionista, utiliza o kefir e o principal benefício que percebeu, após um período de uso regular, associado a uma dieta equilibrada, foi a melhora da imunidade. “As crises de rinite e gripes comuns foram reduzidas, além de melhoria na regulação do trânsito intestinal”, declara. Ele também proporciona a melhor absorção de nutrientes, proteção contra parasitoses, vírus e bactérias patogênicas, diminuição da produção de substâncias pró-inflamatórias entre outros.


Para começar o seu cultivo, bastam duas colheres de sopa dos grãos, que não são vendidos, mas sim doados por meio de grupos em redes sociais. Isso acontece porque os novos grãos só se originam da multiplicação e da repartição de grãos pré-existentes. “É como uma corrente do bem, em que as pessoas ajudam outras a adoecerem menos e, consequentemente, elas repassarão e assim o mundo adoecerá menos. Todos saem ganhando”, explica Mirella Freire, nutricionista.

[FOTO2]

O processo de fermentação do kefir de água e de leite são similares. Os grãos são colocados num vidro, juntamente com o líquido escolhido e coberto por um pano de prato comum, e deixado em descanso por 24 horas. Após esse período, agita-se o vidro, coa-se, retira o líquido e realimenta os grãos com leite ou água com açúcar mascavo. Se não for consumir, guarde na geladeira por até dois dias.


A diferença entre um e outro está no consumo. “Os de leite podem ser consumidos como iogurte, batido com frutas e com adição de cereais. Já o kefir de água, aconselho misturar em sucos ou adicionar limão e gengibre”, orienta Mirella.


Evite contaminação higienizando bem as mãos e todos os utensílios que irão ser utilizados. O ideal é trocar o líquido escolhido a cada 24 horas, cobrir a superfície de modo que o kefir possa respirar e dar preferência a recipientes de vidro, evitando metais e plástico. “Procure também usar ingredientes de qualidade como açúcar orgânico e água mineral. Se for viajar, peça a alguém para cuidar dele”, enfatiza Mirella.


A colônia deve crescer sempre branquinha. Quando os grãos se multiplicam muito, o leite fica fermentado demais. Por isso, é importante do contato com o ar.

 

GRUPO KEFIR DO COMPLEXO NUTRI CLINIC


O quê: grupo da nutricionista Mirella Freire.

Para participar, é só ligar e pedir para ser adicionada ao grupo de Kefir

Instagram: @complexonutriclinic

Contato: 30882244

 

RECEITA

 

Depois de 24 horas, “pesque” a colônia da coalhada e coloque-a em um novo litro de leite. É essa coalhada que se formou que você vai tomar ou usar como ingrediente de receitas como estas abaixo:


Picolé de frutas de Kefir:


INGREDIENTES

700g de kefir gelado (fermentado por 24 horas); 6 colheres de açúcar ou mel, se preferir (mexa e experimente para saber se está doce a seu gosto); frutas cortadas em fatias, como morangos, manga, kiwi e abacaxi.

MODO DE PREPARO

Arrume as frutas nos copos, tentando deixa-los bem colados nas laterais para que fiquem bem aparentes quando ficarem prontos. Despeje o kefir, coloque os palitos e leve ao freezer.

 

Cream Cheese de Kefir de leite


INGREDIENTES


Kefir de leite e sal


Observação: A quantidade de cream cheese vai depender da quantidade de kefir utilizada. Como referência, 500 ml de kefir rende aproximadamente 160 gramas de cream cheese.


MODO DE PREPARO


1) Coloque um coador de pano limpo em uma jarra alta de suco, para que o coador não encoste no fundo e entre em contato com o soro drenado. 2) Encha o coador com o kefir e coloque a jarra na geladeira até o dia seguinte. 3) Quando o soro drenado estiver perto do coador, esvazie a jarra e volte para a geladeira. 4) Após 24 horas, o cream cheese terá atingido uma consistência firme. Retire o cream cheese do coador virando-o do avesso dentro de um recipiente. As sobras que ficaram no coador podem ser retiradas com a ajuda de uma colher ou espátula. 5) Vá adicionando sal e misturando até agradar ao seu paladar. Conserve na geladeira em recipiente tampado.


MAIS

Luana Coelho, nutricionista, dá dicas para o cultivo ideal do kefir. Recomenda-se utilizar duas colheres de sopa de grãos de kefir para um litro de leite morno ou um litro de água com duas colheres de sopa de açúcar mascavo, que devem ser fervidos e depois resfriados a temperatura ambiente de 25ºC. Os grãos devem ser colocados num vidro, juntamente com leite ou água, coberto por um pano de prato comum e deixado em descanso, por 18 a 24 horas. Após esse período, agita-se o vidro e coa-se, em seguida. Após coados, os grãos devem ser lavados em água corrente e em seguida retornados ao vidro, com nova porção de leite (ou água com açúcar mascavo) para a próxima fermentação. A bebida fermentada obtida deve passar por um período de maturação, por 24 horas em refrigeração. Após isso, pode consumir.

ANA KARENYNA

TAGS