VERSÃO IMPRESSA

110 anos do andarilho

| JOHNNIE WALKER | Tradicional uísque comemora 110 anos de sua marca mais famosa: o Striding Man, figura criada em 1908 pelo cartunista Tom Browne

01:30 | 04/05/2018
[FOTO1]

Ele é um ícone da indústria de bebidas. Desde 1908, o Striding Man caminha levando a mensagem da marca Johnnie Walker ao redor do mundo. O homem de cartola, botas e bengala é uma criação do cartunista Tom Browne. E, ao longo de onze décadas, foi aprimorado de diferentes formas: ganhou referência da pintura a óleo, recebeu toques de risografia e teve uma versão feminina, a Jane Walker. Assumindo variados formatos e nuances, o Striding Man permanece como um dos símbolos mais reconhecidos no mundo.


“Grandes marcas têm características em comum. A primeira é que nenhuma delas vende ‘coisas’. Elas vendem ‘ideias’”, explica Allyson Reis, diretor de criação da empresa Abracadabra Design, especialista em marcas e embalagens. Ele cita a Apple - “que não vende só computadores” -, a Nike e a Adidas - “que não vendem só material esportivo” -, e a Harley Davidson - “que não vende só motocicletas”. Da mesma forma, a Johnnie Walker e seu Striding Man não comercializam apenas bebidas. “As pessoas que se relacionam com essas marcas querem abraçar esse ‘estilo de vida’ proposto por elas. Outras características comuns é que todas elas têm uma narrativa muito clara e uma consistência muito fortes. São 110 anos chamando as pessoas, como em um mantra, para simplesmente “Keep Walking”. Um discurso claro e envolvente até para pessoas que, como eu, não bebem uísque”, aponta Allyson.

[QUOTE1]

Para comemorar os 110 anos de seu símbolo, a Johnnie Walker criou uma linha de embalagens. As “edições retrô”, disponíveis no mercado desde abril, trazem embalagens dos anos 1908, 1929, 1970 e 1996 (foto), além de um cartucho comemorativo datado de 2018. Por dentro das embalagens, estão os sabores de Red, Gold e Black Label já conhecidos do público.


O brasileiro - e em especial o cearense - é um apaixonado pela bebida - aposta Guilherme Martins, ‘head de whisky’ da Diageo, corporação dona da Johnnie Walker no Brasil. No clima quente - afirmam os especialistas ouvidos pelo O POVO - o indicado é consumir uísque oito anos, que é menos complexo e de maior facilidade. “O consumidor foi experimentando outras maneiras de tornar Johnnie Walker mais próximo. Um dos fatores que faz Johnnie Walker ser bastante reconhecido no Ceará é a tradição do consumidor de misturar a bebida com água de coco”, diz.

 

KEEP WALKING

Um expressão clássica que acompanha a marca Johnnie Walker, “Keep Walking” tornou-se um ideal de vida para muitas pessoas. “O ‘Striding Man’ não é sobre uísque. É sobre caminhar com determinação”, explica Allyson Reis.

FANATISMO

A adoração pelo “Striding Man” é tão grande que, há tempos, ele saiu das garrafas de bebida e passou a estampar quadros, camisetas, chaveiros e outros utensílios. É possível observar o andarilho até em tatuagens dos fãs mais afoitos.

ISABEL COSTA

TAGS