Logo O POVO+
Veja destaques das obras dos cineastas Milos Forman e Vittorio Taviani
Vida & Arte

Veja destaques das obras dos cineastas Milos Forman e Vittorio Taviani

HOMENAGEM | Os cineastas Milos Forman e Vittorio Taviani morreram, respectivamente, aos 86 e 88 anos no mesmo final de semana. O Vida&Arte dá dicas para conhecer melhor a obra dos diretores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O audiovisual perdeu na última semana dois importantes nomes do cinema mundial. O tcheco Milos Forman e o italiano Vittorio Taviani morreram, respectivamente, nos últimos dias 14 e 15, aos 86 e 88 anos. As causas de ambas as mortes foram doenças ocasionadas pela idade avançada dos cineastas.


A carreira de Forman começou no início dos anos 1960, com foco em documentários. A primeira ficção foi a comédia dramática Pedro, O Negro, de 1964. Naquela década, o cineasta lançou ainda mais dois longas, Os Amores de Uma Loira (1965) e O Baile dos Bombeiros (1967), ambos indicados ao Oscar de filme estrangeiro. Ele se mudou para os EUA em 1968 e, na década de 1970, começou a produzir filmes em Hollywood. Foi indicado ao Oscar de Melhor Direção três vezes, tendo ganhado por Um Estranho No Ninho (1975) e Amadeus (1984).

[QUOTE1]

Já Vittorio Taviani construiu sua carreira ao lado do irmão, Paolo. A dupla dirigiu mais de 20 filmes, entre longas para televisão, de ficção, documentários e curtas. O primeiro trabalho dos irmãos Taviani foi o curta San Miniato, luglio ‘44 (1954). Os dois primeiros longas foram co-dirigidos entre eles e o cineasta Valentino Orsini, enquanto a estreia oficial do trabalho em dupla veio em 1967, com Os Subversivos. Vittorio e Paolo também participaram dos três principais festivais de cinema europeus, tendo ganhado a Palma de Ouro em Cannes por Pai Patrão (1977) e o Urso de Ouro, em Berlim, por César Deve Morrer (2012).


Confira dicas para conhecer melhor o trabalho de Milos Forman e Vittorio Taviani:

[FOTO1] 

MILOS FORMAN


FILHOS. O diretor também fez O Mundo de Andy, filme que imortalizou o trabalho de Jim Carrey no papel do comediante Andy Kaufman. Forman teve dois filhos gêmeos e os batizou de Jim e Andy, homenageando os astros.


O POVO CONTRA LARRY FLINT

Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim de 1996, o longa foi também indicado a dois Oscar. A cantora Courtney Love está no elenco. Disponível na Apple TV, Google Play.

 

NA ÉPOCA DO RAGTIME

Indicado a oito Oscar, o filme é protagonizado por um pianista negro que se envolve com uma família rica e branca no início do século XX. Disponível no Google Play e na Apple TV.


UM ESTRANHO NO NINHO

Um dos principais sucessos do diretor, tem Jack Nicholson numa atuação premiada no Oscar. O longa ainda venceu nas categorias de Melhor Filme e Melhor Direção. Disponível na Claro Video, Prime Video, Apple TV e Google Play.

[FOTO2] 

VITTORIO TAVIANI


ÚLTIMO TRABALHO. Os irmãos tiveram uma carreira no cinema marcadamente política. O último filme dirigido por eles foi lançado em 2015, mas em 2017, Vittorio ainda co-escreveu com o Paolo o longa Una questione privata


CÉSAR DEVE MORRER

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2012, o filme mistura ficção e documentário ao retratar os ensaios de uma montagem do espetáculo Júlio César, de Shakespeare, feita por detentos de uma prisão de segurança máxima de Roma. Disponível na Apple TV


MARAVILHOSO BOCCACCIO

Último lançamento de Vittorio Taviani, o filme de 2015 se passa no século XIV e acompanha um grupo de amigos que se reúne numa casa no campo para fugir de uma doença misteriosa. Disponível na Apple TV, Now e Google Play.

 

ESPECIAL ARTE 1

No canal Arte 1 (Sky, Net HD, Claro TV HD, Oi TV, GVT e Vivo TV), será exibido um episódio da série Especial Arte 1 sobre a trajetória dos irmãos Vittorio e Paolo. Em uma entrevista exclusiva, eles falam da carreira e dos filmes que os inspiraram a fazer cinema, como Paisà, de Roberto Rossellini. O episódio será exibido na terça, 24, às 21 horas.

 

O que você achou desse conteúdo?