Logo O POVO+
Um roteiro por Pernambuco que vai além do turismo tradicional
Vida & Arte

Um roteiro por Pernambuco que vai além do turismo tradicional

Destino que vem conquistando turistas Brasil afora, o estado oferece opções de lazer par além dos roteiros já costumeiros como Boa Viagem e Porto de Galinhas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Belezas naturais, roteiros culturais e um dos maiores carnavais do País atraem diferentes perfis turísticos para Pernambuco. No último ano, o bom desempenho do segmento no estado surpreendeu e foi na contramão de um cenário de retração nacional para o setor. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta o Índice das Atividades Turísticas (IATUR), indicou crescimento de 6% no Estado —o Ceará avançou apenas 0,4%, enquanto o País registrou queda de 7%. O aumento da procura é revelador das múltiplas opções de entretenimento oferecido pelo nosso vizinho de região.


Num primeiro olhar, Pernambuco oferece alguns atrativos já óbvios: a praia de Boa Viagem, o passeio para Porto de Galinhas, o Carnaval de Olinda, a visita ao Instituto Ricardo Brennand, a apresentação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, os shows do Festival de Inverno de Garanhuns, entre outros. O estado, porém, tem muito mais. Confira as dicas do Vida&Arte para descobrir outras possibilidades que Pernambuco oferece.

 

MARACATU RURAL


NAZARÉ DA MATA

Longe da folia dos Quatro Cantos em Olinda, há outro Carnaval de encher os olhos. Na cidade da zona da mata pernambucana, o maracatu rural tem como tradição um cortejo que reúne mais de 100 grupos de diferentes localidades do Interior. O destaque fica por conta da figura dos caboclos de lança e das rainhas da corte.

PRAIA DE CALHETAS


CABO DE SANTO AGOSTINHO

Praia cercada de rochas e com banho em águas mornas e cristalinas, essa faixa do litoral de PE é procurada também para pesca submarina e mergulho. Apesar do acesso difícil (estradas estreitas e malcuidadas), o passeio vale a pena especialmente pela tirolesa no mar e os valores dos produtos e serviços cobrados nas barracas.

PONTE NOVA


RESTAURANTE

Localizado no bairro Graças, em Recife, o espaço tem decoração com inspirações art-nouveau, criando ambiente aconchegante . Sob o comando do chef Joca Pontes, o restaurante mescla pratos da cozinha francesa com ingredientes da culinária nordestina.

 

FEIRA DO ALTO DA SÉ


OLINDA

Conhecido pela vista bonita (que rende lindas fotos), o Alto da Sé tem uma feira de artesanato que merece ser olhada com atenção. Além da variedade de souvenires, há opções de produtos (como bolsas e roupas de banho) em valores bem abaixo dos praticados em shoppings.

 

CHICAMA

 

COMIDA PERUANA

Para além do caldinho de peixe, arrumadinho e carne de charque (que são uma delícia!), Recife tem ótimas opções de restaurantes pautados na cozinha internacional. O Chicama é um deles. Com vista para o mar, o local tem como protagonista pratos com frutos do mar.

 

PRAIA DO PAIVA


SHERATON RESERVA DO PAIVA


Próximo à capital pernambucana, a Praia do Paiva é uma boa pedida para quem busca calmaria durante a viagem. Nesse contexto, o Sheraton apresenta complexo que inclui amplo espaço de lazer e restaurantes. É a indicação para quem quer conforto.

 

O que você achou desse conteúdo?