Logo O POVO+
TV O POVO anuncia selecionados em terceira fase de Chamada Pública
Vida & Arte

TV O POVO anuncia selecionados em terceira fase de Chamada Pública

| PRODAV | Primeira emissora do Nordeste a propor, junto a Ancine, edital contemplando produtoras independentes locais, TV O POVO anuncia selecionados na terceira fase do processo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Os projetos aprovados na terceira etapa do edital TV O POVO/FDR 01/2017 foram anunciados na última segunda-feira, 23. Sete candidatos seguiram para a quarta e última etapa, composta pela habilitação jurídica. Foram escolhidas produções audiovisuais de obras seriadas ficcionais infantis, para adolescentes e para adultos e documentais de turismo sustentável, de cidadania e cultura criativa e de tema livre. O resultado foi divulgado após reunião da Comissão de Análise e Seleção, que avaliou as defesas orais feitas por representantes de 14 propostas.


“Foi uma escolha difícil. De 23 inscritos na primeira fase, restaram agora 7. Cada jurado analisou criteriosamente as obras apresentadas, a qualidade dramatúrgica dos projetos, o alinhamento dos roteiros com a proposta educativa da nossa televisão e a viabilidade financeira da proposta. Ao final, pesaram a ideia original, a competência da equipe e a defesa dos trabalhos no pitching”, explica Francisco Marinho, gerente da TV O POVO, emissora que irá transmitir em sua grade as produções escolhidas.

[SAIBAMAIS]

Por meio da chamada pública da TV O POVO/FDR com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual (Prodav), do Fundo Setorial do Audiovisual da Agência Nacional de Cinema (Ancine), produtoras independentes com base no Ceará terão financiamento viabilizado. “A TV O POVO é a primeira emissora do Nordeste a propor, junto a Ancine, a abertura de um edital contemplando produtoras independentes locais. Acreditamos na força da nossa produção audiovisual. E estamos estreando de forma ousada”, afirma Marinho.


Foram escolhidos para seguir no processo: Na Cozinha do Sítio, da Moçambique Audiovisual; Alba e os Fantasmas, da Lunart; Ah, Quer Saber?!, da Gavulino Produções Audiovisuais e Culturais; Virtude, da Sob Encomenda Produções; Praieira: O Turismo sustentável como inspiração para uma saga artística, da Nigéria Comunicação e Audiovisual; Traços, Trajetos e Travessias: Artes Visuais em Fortaleza, da Malemolência Produções; e Na Trilha do Vento, de R dos Santos Silva.

[FOTO2]

Maurício Macedo, representante da Moçambique Audiovisual, explica que o projeto apresentado foi pensado exclusivamente para atender aos critérios da chamada pública. “O Ceará tem uma produção grande para cinema, mas ainda estamos começando a explorar o universo da televisão. Acho que (o Prodav) é uma primeira porta que se abre para o audiovisual cearense na televisão e pode levar nossas produções para outro patamar”, explica. O trabalho proposto pela Moçambique é uma adaptação livre baseada na obra infantil de Monteiro Lobato.


Iris Sodré, produtora executiva do “Ah, Quer Saber?!”, série de 13 episódios proposta pela Gavulino Produções Audiovisuais e Culturais, lembra que a produtora independente criou um escritório de projetos com roteiristas voltados exclusivamente para programação de televisão. “Estávamos preparados com projetos e já conhecíamos o Prodav. Sabíamos que, uma hora ou outra, uma emissora de televisão do Ceará iria conseguir esse recurso. A TV O POVO está sendo pioneira na aquisição e na sua tramitação”, celebra Íris.


Edital TV O POVO/FDR

Informações e resultados: fdr.org.br/tvopovo/editalprodav

 

Em 2017 a TV O POVO completou 10 anos de existência. Em dezembro, passou a transmitir a programação do Canal Futura, emissora que tem grande afinidade com os eixos temáticos e estratégicos da Fundação Demócrito Rocha (FDR), figurando no canal 48.1 (digital)

O que você achou desse conteúdo?