Logo O POVO+
Pela primeira vez em Fortaleza, Jorge Drexler faz show neste domingo
Vida & Arte

Pela primeira vez em Fortaleza, Jorge Drexler faz show neste domingo

Pela primeira vez em Fortaleza, o uruguaio Jorge Drexler apresenta seu novo trabalho, Salvavidas de hielo, neste domingo, no palco do Cineteatro São Luiz
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Cumprindo extensa agenda, o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler chega a Fortaleza com o show de seu mais recente álbum, Salvavidas de hielo, lançado em setembro do ano passado. Marcada para as 18 horas deste domingo, 8, a apresentação integra a programação de 60 anos do Cineteatro São Luiz e marca o início da turnê brasileira do artista.


Décimo terceiro álbum de sua carreira - o primeiro foi La luz que sabe robar, de 1992 -, Salvavidas de hielo traz um Drexler antenado a temas de forte apelo contemporâneo, como a crise dos refugiados, que aparece já na faixa de abertura, Movimiento. “Tem a ver com as crises que acontecem na América Central, através do México, e do Mediterrâneo, proveniente do norte da África e da Guerra da Líbia”, explica Drexler, que é filho de um refugiado da Alemanha nazista.


O cantor também parece encantado pelo nosso impulso de comunicação, como canta em Telefonía: “Que viva la telefonía / en todas sus variantes / pensando estaba que te me escabullías / cuando vi tu nombre en la llamada entrante”. Drexler mira a história e acompanha a evolução do diálogo até o presente momento: “Sempre tentamos deixar nossas pegadas. Não há nada pior para um membro da espécie humana, que é gregária, que o isolamento e a falta de comunicação”, explica em entrevista ao O POVO.


Mas se tais faixas mostram um artista conectado ao presente, também reforçam o caráter sumamente romântico de um dos cantores mais populares do continente. No subtexto de seus versos está a fala de um autêntico apaixonado - e Drexler sabe que é em busca de paixão que a maior parte de seu público o procura. “Eu gosto de abrir o campo do amor. Não apenas ao amor de casais, ao amor erótico, mas também falar de amor fraternal, do amor a um lugar, o amor como energia vital”, resume.


O show que será apresentado em Fortaleza - e segue para Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre antes de cruzar o oceano até a Europa - marca nova fase no fascínio de Drexler pelo Brasil. Com extensa lista de colaborações e composições interpretadas por artistas nacionais, como Milton Nascimento, Paulinho Moska, Vitor Ramil e Caetano Veloso, Drexler fala do País com autêntica paixão. “Sempre tive uma imagem mítica do Brasil e fico muito feliz por ter este amor correspondido em algo tão importante quanto o setor cultural e musical de vocês”.


Para o show em Fortaleza, Drexler parece animado. O uruguaio já esteve na Cidade antes, mas como turista. “Vai ser muito especial para mim. Os primeiros shows são sempre muito especiais. Então, tenho toda minha alegria colocada neste dia, com muita vontade de estar aí”, completa.


Jorge Drexler
apresenta

Salvavidas de hielo

Quando: domingo, 8, às 18 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Quanto: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)


O que você achou desse conteúdo?