Logo O POVO+
Imersão no mundo da cerveja
Vida & Arte

Imersão no mundo da cerveja

CONHECIMENTO E SABOR | O tema do 1º Congresso Mergulho na Cerveja é um convite aos curiosos e amantes da bebida. A programação envolve degustações, cursos e passeios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A cena cervejeira em Fortaleza está em ascensão. Se há dois anos não havia muitas opções para apreciar um bom chop feito aqui, atualmente a cidade conta com marcas cearenses de cervejas artesanais e rótulos premiados. O 1º congresso Mergulho na Cerveja, idealizado e realizado pela Confradelas, e co-realizado pela Associação dos Cervejeiros Artesanais do Ceará - ACervA-CE, nasce para brindar este momento.


No período de 27 de abril a 1º de maio, os congressistas irão imergir num universo de degustação de cervejas e harmonização de diferentes rótulos com gastronomia. Serão 56 horas de cursos, do iniciante ao avançado (a partir de R$ 88), e muitos eventos paralelos (a partir de R$ 18) como mesa-redonda, jantar harmonizado no restaurante O Mar Menino, passeio de barco ao pôr-do-sol (Beer Boat), visita guiada a uma cervejaria e festa Sunset na Casa do Sal.


A expectativa dos organizadores é de receber cerca de 350 pessoas de várias regiões do Nordeste nesta primeira edição do Congresso. “É inédito termos um evento deste porte, que atende a todos os públicos e é democrático. Quem quer só se divertir, pode montar a programação da forma que quiser”, anuncia Carol Zilles, sommelier de cerveja, colunista do O POVO e uma das organizadoras.

[QUOTE1]

Carol reforça que a chegada das cervejarias artesanais em solo cearense ofereceu uma possibilidade sensorial e uma diversidade que as pessoas quando conhecem se encantam. “Por isso cresce tanto o número de apreciadores. Quanto mais opções o mercado oferecer, a tendência é só ampliar”, pondera.


Wellington Alves é sócio e cervejeiro-chefe da 5Elementos, cervejaria cearense parceira do congresso. O empresário já fabricava cerveja em casa e estudava sobre o assunto, até que um dia resolveu empreender. “Existe uma relação direta com o consumidor e a cerveja local. Cerveja fresca é um objeto de desejo, especialmente porque é fabricada na cidade”, afirma.


A 5Elementos oferece a sua estrutura para algumas das palestras do congresso, como também para visita à fábrica e, claro, rótulos para degustação. Hoje, são produzidos sete mil litros por mês e distribuídos em 70 pontos de vendas no Brasil. A 5elementos já coleciona 12 rótulos de linha e vários sazonais lançados uma vez ao mês. O mais recente é o Storm Mountain, cerveja colaborativa com a Cuesta Cervejaria (Botucatu-SP), que resultou em uma potente Barley Wine com Centeio, envelhecida em barricas de uísque Bourbon por cinco meses. O resultado é uma bebida com 14% abv, mais alcoólica, encorpada, com notas carameladas, coco queimado, baunilha e perfil amadeirado. “Os participantes do evento terão a oportunidade de degustar”, antecipa Wellington.


SERVIÇO


1º CONGRESSO MERGULHO NA CERVEJA

Onde: Fortaleza (Cursos: UniFanor Dunas /Eventos: locais variados, consultar)

Quando: 27/4 a 1º/5

Informações: mergulhonacerveja.com.br

@mergulhonacerveja


MAIS: Na campanha meia solidária, qualquer pessoa pode comprar os cursos com 50% mediante a doação de 3 kg de alimentos no dia do evento

 

O que você achou desse conteúdo?