Logo O POVO+
Documentário competente conta a história do Barão Vermelho
Vida & Arte

Documentário competente conta a história do Barão Vermelho

ROCK | Documentário competente, dirigido por Mini Kerti, reúne os músicos que passaram pelas formações do Barão Vermelho em depoimentos reveladores sobre uma das mais fortes bandas brasileiras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Na última semana, quando Cazuza completaria 60 anos de vida (dia 4 de abril), a Netflix lançou um documentário sobre o Barão Vermelho, banda que decolou no rock brasileiro na década de 1980 e revelou, entre outros, o talento do compositor carioca. O filme Barão Vermelho: Por que a gente é assim?, dirigido por Mini Kerti, homenageia a banda inteira, ainda que brinque no título com a ideia de acusar a rebeldia do grupo.


O filme conta história da banda, formada em 1981. Nele, um dos integrantes, Frejat, dá o seu depoimento sobre todo o período inicial do grupo. Depois disso, o documentário se concentra em entrevistar os outros integrantes, produtores, familiares para voltar no tempo e discutir os maiores problemas que a banda tinha. Também há inúmeros relatos inéditos, como as intrigas que Cazuza teve na estrada com o grupo.


Não só nisso, mas o filme também desenvolve histórias sobre os shows da banda, sucesso do grupo e sobre a relação que cada um tinha com o outro. Tudo sob o ponto de vista principal de Frejat, que, mesmo depois de tudo que passou, continua tocando e cantando sua música em carreira solo. Além disso, o filme enfatiza o processo radical de transformação de cada um e a entrada, no ano passado, do guitarrista e cantor Rodrigo Suricato no posto ocupado por Frejat desde 1985.

[FOTO2]

O momento mais interessante, no entanto, é aquele em que o filme responde à pergunta do título, que também dá nome à música de Frejat, Cazuza e Ezequiel Neves gravada em 1984 tanto pelo Barão como pelo cantor Ney Matogrosso. Os músicos do grupo revelam razões para afinidades, intimidade, estranhamentos, rupturas, uso de drogas e deserções comuns em qualquer banda de rock. É divertidíssimo conferir curiosidades como essas, mesmo que o documentário não tome partido sobre o sexo nos depoimentos.


Para quem desconhece a trajetória do Barão, Por que a gente é assim? cumpre a função de narrar os principais fatos, discos e shows. Como, por exemplo, a ascensão do grupo no País, a explosão de Bete Balanço e o sucesso da turnê nacional com o show inspirado no terceiro álbum do grupo (Maior Abandonado). É um excelente documentário, que pode ser conferido sempre que bater as saudades.

 

Documentários musicais

Cassia Eller (2015)

Raul – O Início, o meio e o fim (2012)

A música segundo Tom Jobim (2012)

Titãs – A vida até parece uma festa (2008)

Vinícius (2005)

Milton Nascimento - A Sede do Peixe (1997)

O que você achou desse conteúdo?