Logo O POVO+
Cinema&Séries. Registro de heróis
Vida & Arte

Cinema&Séries. Registro de heróis

| QUADRINHOS | As histórias das páginas coloridas das HQs ganharam vida com os cinemas. Confira documentários sobre as adaptações que levaram os heróis para as telonas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL


Vingadores: Guerra Infinita, o 19ª filme do Universo Cinematográfico da Marvel, está sendo o grande lançamento da semana, quiçá do mês. Ele marca a consolidação e ápice do gênero que recebeu nas duas últimas décadas um grande destaque de crítica positiva e bilheteria.
 

No entanto, nem todos os fãs acompanham os personagens nos quadrinhos, que servem como material de origem para os filmes. Enquanto muitos conhecem os heróis, leem as obras e se satisfazem com as adaptações, uma parte dos admiradores só acompanham os filmes.
 

Comprar os quadrinhos e buscar se aprofundar no universo pode ser uma missão que dura anos, visto que centenas de obras são lançadas mensalmente em todo o mundo, sendo difícil de seguir os personagens favoritos. Apesar disso, é sempre válido se aprofundar mais nesse universo colorido. Sabendo disso, hoje apresento alguns documentários sobre essa mídia que merece a mesma atenção dos filmes.

 

STAN LEE:
[FOTO1] 

MUTANTS, MONSTERS AND MARVELS (2002)
 

Com a direção de Scott Zakarin, o documentário Stan Lee: Mutants, Monsters and Marvels (2002) desenvolve uma série de entrevistas com o cineasta Kevin Smith e com Stan Lee, criador de diversos títulos, personagens e aventuras do universo Marvel.
 

Nessas entrevistas, Lee fala sobre o processo de criação de seus personagens, como Homem-Aranha, Vingadores, X-Men, Demolidor e outros, e como foi criar aventuras coloridas nas páginas dos quadrinhos da editora Marvel. Ele ainda fala de suas parcerias de sucesso com os desenhistas Jack Kirby, John Romita, John Buscema e tantos outros que mudaram a história da nona arte.
 

O documentário também reforça as revoluções que a Marvel passou no seu auge, que durou de 1960 a 1980. Esse período se destaca por causa dos personagens criados para causar identificação com o público, grandes histórias e brigas entre os colaboradores. O documentário é rico, divertido e foi feito antes de todo esse universo ganhar vida. É bonito e inspirador escutar Stan Lee.
 

SUPERHEROES:
[FOTO2] 

A NEVER-ENDING BATTLE (2013)
 

O documentário dividido entre três partes de 50 minutos, conta com o ator Lieb Schreiber, o Dentes de Sabre do filme X-Men – Origens: Wolverine, apresentando a história dos quadrinhos de super-heróis. Ele fala de todos os universos e editoras e ainda mostra como esse fenômeno mudou o mundo.
Cada parte do documentário tem um tópico diferente. Enquanto o primeiro fala do nascimento dos personagens, nos anos 1930 e 1940, o segundo trata da representatividade que os personagens abraçaram, como Pantera Negra, Luke Cage, Mulher Maravilha e outros. Já a terceira parte fala da expansão desse universo nos cinemas, nas séries de TV, videogame etc. É divertido acompanhar esse crescimento que entrou de vez na cultura popular. 

 

CONFIRA OUTRAS DICAS:
 

The Mindscape of Alan Moore (2003): goo.gl/B9dzjq
Jack Kirby: Story Teller (2007): goo.gl/9MGEro
O genial artista criador do Capitão América: JACK KIRBY | Mestres da Nona Arte (2017): goo.gl/zCnLVV  

 

Seleção V&A

 

ANIMAÇÃO FANTASIA  

 

FUGA DAS GALINHAS (2000)
 

Na última quinta-feira, 26, o estúdio Aardman anunciou a continuação de Fuga das Galinhas, marcado para estrear depois de Shaun: O Carneiro 2. Sabendo disso, por que não rever o filme? Com a direção de Peter Lord e Nick Park, o filme fala de um grupo de galinhas tentando fugir de
um galinheiro.
 

SUPER-HERÓI  

 

OS VINGADORES: OS SUPER-HERÓIS MAIS PODEROSOS DA TERRA (2010)
 

Vingadores: Guerra Infinita está entre nós. Para quem gostou do filme e se interessou por outras aventuras, a série animada dos heróis, que teve duas temporadas, está disponível na Netflix. A série adapta dos quadrinhos várias histórias. Vale conferir.
 

FANTASIA
 

STAR WARS REBELS (2014)
 

A Lucasfilm anunciou na última sexta-feira, 27, uma nova série de Star Wars. Intitulada Resistance, a animação será ambientada antes do filme O Despertar da Força. Antes disso, tem a série Rebels que conta com quatro temporadas na Netflix. O programa fala de um grupo de rebeldes que lutam contra o império, ainda no comando de Darth Vader. É um conteúdo divertidíssimo. Fica a dica!

O que você achou desse conteúdo?