Logo O POVO+
Turismo. A diversificada e surpreendente Barra da Tijuca
Vida & Arte

Turismo. A diversificada e surpreendente Barra da Tijuca

Longe da fama da zona sul carioca, a Barra tem um roteiro particular de atrações que inclui casas de shows, bares e muitas belezas naturais. Confira algumas dicas de passeios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

MARCOS SAMPAIO

ENVIADO AO RIO DE JANEIRO*

marcossampaio@opovo.com.br


Não é por acaso que o Rio de Janeiro tornou-se uma das cidades mais famosas do mundo. Ele está no cinema, na TV, nas músicas e no roteiro de milhões de turistas que sonham em conhecer o Corcovado, o Pão de Açúcar, Copacabana e tantas outras maravilhas que inspiraram Tom Jobim.


Mas existe um Rio de Janeiro diferente desse roteiro Zona Sul/Zona Norte. Para alguns cariocas ele fica longe “de tudo”. Mas a geografia mudou nos últimos anos. Com a chegada de uma nova linha de metrô, da auto estrada Transolimpica, do BRT, e a duplicação do Elevado do Joá, ficou bem mais fácil chegar a Barra da Tijuca, um cenário de atrações bem particulares.


Lar de muitas estrelas em ascensão, a Barra tem seu próprio circuito turístico, que inclui um parque natural, um dos maiores centros comerciais da América Latina, o berço do Rock in Rio e um pedaço da Floresta da Tijuca. Convido todos a conhecerem esse pedaço do Rio de Janeiro que, assim como o outro lado, também continua lindo.


*O jornalista viajou a convite do hotel Laghetto Stilo Barra Rio

 

FLORESTA DA TIJUCA

Uma imensa área verde que se derrama pelo mapa do Rio de Janeiro. A Floresta da Tijuca é uma parada obrigatória para quem quer um contato íntimo com a natureza. Seja para caminhada, passeio de carro, banho de cachoeira, pic nic, a área de quase 4 mil hectares está sempre de braços abertos. No percurso, ainda é possível conhecer a pequena Capela Mayrink (com réplicas de Cândido Portinari), percorrer trilhas, penetrar grutas e beber a mais pura água mineral. A entrada é gratuita e a única exigência é saber preservar o ambiente.


Para visitar: jeeptour.com.br


POBRE JUAN


A gastronomia na Barra da Tijuca é digna dos grandes centros e do público que frequenta a região. Uma dica de restaurante é o Pobre Juan, localizado no luxuoso Village Mall, na avenida das Américas. A inspiração vem das casas argentinas, de onde ele trouxe a parrilla onde são preparados cortes nobres. Decorada com alta elegância, a casa ainda deixa à mostra sua adega e um ofurô de cervejas e espumantes. Uma das sugestões do cardápio é o Bife Pobre Juan, um pedaço alto e suculento de carne vermelha que chega a emocionar os mais carnívoros.


Site: pobrejuan.com.br


LAGOA DE MARAPENDI


O acesso é quase escondido, no meio de duas grandes avenidas da Barra, mas a beleza é incontestável. A Lagoa de Marapendi oferece um passeio ecológico de cerca de três horas que faz o visitante se sentir como se não estivesse em um dos maiores centros urbanos do País. O silêncio, os pássaros e os jacarés que margeiam o passeio transportam os visitantes para um Pantanal carioca. Do outro lado, um conjunto de ilhotas , cercado pelos paredões de pedras, o cenário oferece restaurantes, bares e um impressionante por do sol.

Para visitar: facebook.com/ bwstours


SPOTLAB


Por falar no conjunto de ilhas da Lagoa de Marapendi, a Ilha da Gigoia tem o restaurante ideal para quem quer combinar boa gastronomia, esportes, música e um clima pra lá de agradável. O Spotlab foi idealizado pelo super medalhista do skate Bob Burnquist ao lado dos diretores de TV LP Simonetti e Akira Matsui. Encantado com a beleza do local, o esportista pensou numa casa que abrigasse um pouco de tudo que ele gosta. Não por acaso, o centro do restaurante é uma pista de skate aberta para quem quiser praticar. Para os demais, a casa oferece cardápio variado e uma paisagem indescritível.

Para visitar: facebook.com/ spotlabrj


YNDÚ


E não se pode visitar a Barra da Tijuca sem passar pela praia. Com cerca de 20Km de orla, seguindo pela avenida Lúcio Costa, as praias vão mudando de nome, mas não perdem a cor forte. O percurso começa pela Praia do Pepê, onde está o restaurante Yndú. Com a proposta de agradar corpo e alma, a casa é decorada com uma temática indiana que se combina com o clima do espaço. Separada em diferentes ambientes, ainda oferece aulas de yoga, sessões de cinema e shows de jazz. O cardápio oferece opções para almoço, jantar ou petiscos para um excelente happy hour.

Para visitar: facebook.com/yndulounge

 

O que você achou desse conteúdo?