Logo O POVO+
Teatro São José deve ser reinaugurado em agosto deste ano
Vida & Arte

Teatro São José deve ser reinaugurado em agosto deste ano

Após enfrentar atrasos e indecisões, reforma do Teatro São José deve ser concluída em agosto. Equipamento é de grande importância histórica e cultural para a Cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Teatro São José deve ser devolvido à Cidade, no máximo, no próximo mês de agosto. A informação foi dada em entrevista coletiva concedida pela Prefeitura de Fortaleza, ontem, quando também apresentou as intervenções que estão sendo feitas no prédio.


Fundado em 1915, o equipamento, que fica nas proximidades de onde, atualmente, fica o Centro Dragão do Mar, era um teatro voltado para o público operário, que na época não frequentava no Theatro José de Alencar. Tombado em 1988, o São José só se tornou equipamento da Prefeitura em 2010. Em 2015, a promessa era de que o restauro fosse encerrado em 2016, ano em que, na verdade, as obras começaram.


Em meio aos atrasos, os trabalhos, agora, ganham prazos mais concretos. Assim como foi anunciado no ano passado, o prefeito Roberto Cláudio reiterou nessa sexta-feira a entrega do equipamento para final de julho ou início de agosto deste ano. “A expectativa é inaugurar já o Teatro com a praça”, promete o prefeito. “A gente vai viabilizar aqui um investimento de mais de 8 milhões de reais, entre o teatro e a praça”.

[FOTO2]

Mesmo com a definição de uma data de entrega, a Praça Cristo Redentor ainda não está em fase de obras. A licitação, que foi prometida para ser entregue em janeiro deste ano, só deve acontecer entre o fim de abril e início de maio. Ainda assim o prefeito promete uma revitalização da área.


“A praça está há muitos anos toda pichada, o obelisco deteriorado, o piso está estourado, iluminação precária… Faremos uma completa revitalização junto ao Governo do Estado. E faremos isso para ter integração entre praça e teatro, até porque vai ser um grande suporte de chegada e saída”, explica o gestor.


Ainda sobre a estrutura do equipamento, a prefeitura diz que o teatro está sendo ampliado, com a promessa de novos usos e ocupações. O complexo vai receber salas de apoio à produção, como camarins e depósito, nova bilheteria e cafeteria, além de salas multiuso e cadeiras removíveis na nave do teatro para receber atividades formativas.

[FOTO3]

“O projeto da Escola Pública de Teatro dentro do Teatro São José é absurdamente estratégico”, declara o secretário da Cultura Evaldo Lima. “A nossa preocupação é que essa Escola esteja integrada aos cursos formativos da Vila das Artes, que a direção do Teatro São José esteja integrada com as atividades formativas da Escola Pública de Teatro.”


Com as possibilidades de formação vinculadas à Vila das Artes, as atividades e cursos que podem ser abrigados pelo Teatro São José dependem de uma relação entre as diretorias. Assunto que ainda não possui definição da Secultfor, segundo Evaldo Lima.


“O Teatro São José tem que atender a sua dimensão múltipla e diversificada, as várias possibilidades das linguagens culturais. A decisão (da direção do São José) certamente será técnica. A gente tem conversado com a Rejane Reinaldo, que é coordenadora de criação e fomento, temos conversado com Paulo Ess, Graça Freitas, muitos atores representativos na Cidade para que esse teatro tenha a melhor gestão comprometida com o avanço e pluralidade”, disse o secretário.


A prefeitura também não possui definição para o evento de inauguração do Teatro, mas demonstra interesse em fazer uma programação ampla para reunir um público considerável. “O que eu peço ao Secretário”, diz Roberto Cláudio, “é que ao invés de uma inauguração - até porque só cabem 370 pessoas e por mais que coloquem telões fora as pessoas não vão experimentar o sabor de sentar no Teatro - a gente faça uma programação de apresentação. Tanto para aumentar a oportunidade de diversas pessoas estarem no Teatro quanto para variar as apresentações e mostrar quais os tipos de uso que o teatro pode ter.”

 

LINHA DO TEMPO


JULHO DE 1988

Tombamento do teatro pela Prefeitura

 

MARÇO DE 2010

Definição da desapropriação do equipamento feita pela Prefeitura, com o intuito de reformá-lo e, então, instalar o projeto do Teatro Municipal de Fortaleza no local.

JUNHO DE 2015

Anúncio do restauro do teatro e da reforma da praça pela Prefeitura

ABRIL DE 2016

Data anunciada como a de previsão da reinauguração do Teatro

AGOSTO DE 2016

Início, de fato, das obras do equipamento

 

AGOSTO DE 2018

Previsão de reabertura do Teatro São José

 

SERVIÇO


TEATRO SÃO JOSÉ

Onde: R. Rufino de Alencar, 299 - Centro

 

O que você achou desse conteúdo?