Logo O POVO+
Crítica sobre o filme Todas as Horas do Fim
Vida & Arte

Crítica sobre o filme Todas as Horas do Fim

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Torquato Neto morreu 15 anos antes de eu nascer, em uma casa sempre ligada aos sons tropicalistas. Mas mesmo dentro da familiaridade com o nome, eu pouco sabia sobre o piauiense – como tantos, mesmo os contemporâneos dele. E mesmo se eu soubesse muito, ainda saberia pouco diante de tudo que existe para ser dito sobre alguém tão múltiplo quanto foi o poeta. Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, de Marcus Fernando e Eduardo Ades, é uma missão essencial e difícil de dar forma a esse caos que foi a passagem do piauiense pela cena cultural brasileira entre 1964 e sua morte, em 1972.


Mesmo com uma brutal escassez de imagens e de áudio do personagem central da obra, o documentário consegue a proeza de se construir todo em volta de Torquato. O foco nunca é Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé ou quaisquer dos famosos entrevistados da obra. É sempre sobre o poeta. Ele se mantém presente nos versos das dezenas de composições dele que fazem a trilha do filme. Ele está lá na voz do “narrador” Jesuíta Barbosa, que interpreta diários, cartas e poemas de Torquato. E está vivo no cinema marginal, contracultural, que cobre as entrevistas com os famosos, que nunca ofuscam o brilho do poeta piauiense.


Todas as Horas do Fim é um filme apaixonado, mas também não é cego. Se trata da genialidade de Torquato, não esquece da indolência dele com a própria arte. Não foge ao tema suicídio, tratado já de cara. Fala das viagens, dos contatos, mostra a qualidade da poesia, mas discute as idas a manicômios e os questionamentos existencialistas. É, em suma, um filme que tem a noção da multiplicidade do personagem. Hoje, sei um pouco mais sobre Torquato Neto. E tenho certeza de que ele era protagonista de todas as histórias que viveu.

André Bloc


O que você achou desse conteúdo?