Logo O POVO+
Cine São Luiz comemora 60 anos com concerto da Osuece
Vida & Arte

Cine São Luiz comemora 60 anos com concerto da Osuece

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Unindo a música clássica ao cinema, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta hoje, a partir das 18h30min, no Cineteatro São Luiz, um concerto com temas de filmes consagrados, em comemoração aos 60 anos do equipamento. Antes, às 16 horas, haverá exibição do documentário Lumiére! A Aventura Começa, composto por diversos curtas-metragens dos irmãos Lumière.

 

O papel da música no cinema vem desde antes mesmo do estabelecimento do som, já que, por vezes, as sessões dos filmes eram acompanhadas por orquestras que tocavam músicas para sonorizar ao vivo, as obras em exibição. Dessa forma, diversas trilhas sonoras da história do cinema alcançaram status de clássicas, sendo reconhecidas até mesmo por quem não chegou a assistir à obra a qual elas pertencem.


Diversas delas serão apresentadas ao público esta noite. Conforme o maestro Alfredo Barros adiantou, o repertório passeará por longas como A Missão, Perfume de Mulher, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Indiana Jones, Super-Homem, E.T.: O Extraterrestre e Guerra nas Estrelas. “Todas as trilhas emocionam o público, mas aquela que balança a galera mesmo é a de Guerra nas Estrelas, especialmente depois que começa a Marcha Imperial do Darth Vader”, considera.


A união entre diferentes linguagens é característica comum do São Luiz, que com caráter de cineteatro recebe exibições de filmes, apresentações musicais e, ainda, de teatro e dança. “Na casa onde passa filmes, onde é um teatro, a gente vai poder casar as duas coisas com essa homenagem ao São Luiz. Lá é um espaço apropriado. Estamos bem entusiasmados”, finaliza o maestro.


SERVIÇO


Programação

16h- Exibição do documentário Lumiére!

18h30min - Concerto da Osuece

Onde: Rua Major Facundo, 500 - Centro

Gratuito



O que você achou desse conteúdo?