Logo O POVO+
Banda holandesa Epica se apresenta pela primeira vez em Fortaleza
Vida & Arte

Banda holandesa Epica se apresenta pela primeira vez em Fortaleza

| THE HOLOGRAPHIC PRINCIPLE | Pela primeira vez em Fortaleza, grupo holandês traz sua mais longa turnê, com oito shows no Brasil. No repertório, músicas que costuram toda a discografia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

RUBENS RODRIGUES
rubensrodrigues@opovo.com.br


São quase 16 anos desde que o cantor, compositor e instrumentista neerlandês Mark Jansen deixou o After Forever, grupo que ajudou a construir, para fundar outro que se tornaria uma das mais respeitadas bandas de metal sinfônico. Em 2003, o álbum The Phantom Agony ganhava o mundo e anunciava a estreia do Epica.
 

Naquele ano, o Evanescence, com uma sonoridade mais pop, estourava nas rádios abrindo espaço para bandas como Nightwish, Within Temptation e o próprio Epica. Com a jovem Simone Simons nos vocais - na época com 18 anos - Epica apostou no equilíbrio entre o peso e elementos clássicos para firmar sua identidade.
 

De lá pra cá, sete álbuns foram lançados. Todos com um grandioso e notável desejo de se destacar das demais bandas do gênero. É com a turnê do mais recente disco, The Holographic Principle (2016), que o grupo de Jansen e Simons se apresenta em Fortaleza pela primeira vez. Na formação, Coen Jansen (sintetizadores e piano), Ariën van Weesenbeek (bateria e voz), Isaac Delahaye (guitarra) e Rob van der Loo (baixo).
 

“Tem sido uma jornada e tanto”, diz Mark Jansen. Ele afirma que muita coisa mudou desde o primeiro álbum, e isso fica evidente na sonoridade. “Os membros trouxeram novas influências. Depois, vem a diferença entre nosso produtor antigo (Sasha Paeth) e o atual (Joost van den Broek). Ambos são produtores fantásticos e com abordagens diferentes”, explica. “Em terceiro lugar vem toda a nossa experiência. Você aprende coisas no meio do caminho e as adapta à sua música”.
 

Principal compositor da banda, além de vocalista e guitarrista, Mark é mestre em Psicologia. A formação afeta diretamente os temas abordados nos álbuns. Enquanto The Phantom Agony e The Divine Conspiracy (2007) discutiram religião, o segundo álbum (Consign to Oblivion, 2005) foi baseado na cultura Maia. Já o mais recente disco aborda as consequências do mundo virtual na realidade.
 

“Vejo minhas letras como uma ótima e poderosa ferramenta para enviar uma mensagem. Quem se sentir atraído pode encontrar mais informação e começar sua própria busca”, pondera. “Eu amo compartilhar coisas que vêm no meu caminho e eu sou muito feliz que muitos fãs se sentem inspirados”.
O que o grupo criou em estúdio durante a produção do álbum rendeu bem mais do que a banda esperava. The Holographic Principle tem 11 faixas e quatro bônus com versões acústicas. Ano passado, o Epica lançou The Solace System, um EP que reúne outras seis faixas que ficaram de fora do
registro oficial.
 

“Nós sabíamos durante o processo que tínhamos muitas músicas, mas mesmo assim queríamos gravá-las. Isso também nos deu a luxuosa opção de poder escolher entre muitas músicas”, explica Jansen. “Havia muitas possibilidades para o álbum e as canções que ficaram de fora têm a mesma qualidade, então decidimos mantê-las juntas”.
 

Para promover o álbum, o Epica lançou clipe das músicas Universal Death Squad, considerada por muitos fãs uma das melhores faixas do disco, Edge of the Blade e Beyond the Matrix - além de outros três clipes animados do EP.
 

Agora, depois de mais de 60 shows, a banda está pronta para uma noite memorável em Fortaleza. “Nós sempre nos dedicamos 100%”, garante Mark. “Queremos interagir com o público para sentir a música juntos e festejar”.
 

SERVIÇO
 

Show da banda Epica
Quando: sábado, 17, às 19h
Onde: Espaço Jangada (shopping Iguatemi - av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz)
Quanto: de R$150 a R$500
Venda de ingressos: Planet CDs (rua Senador Pompeu, 834 – Centro) e goo.gl/81Pn8g  

O que você achou desse conteúdo?