Logo O POVO+
Uma mistura de Miami com Copacabana
Vida & Arte

Uma mistura de Miami com Copacabana

Novo disco de Ricardo Bacelar chega às lojas digitais esta semana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Próxima sexta-feira, 23, chega às plataformas digitais o novo disco do pianista cearense Ricardo Bacelar. Brasileiro com olhar internacional, Sebastiana traz no título uma homenagem à mais famosa canção de Rosil Cavalcanti. O convite para “a cumade Sebastiana dançar um xaxado lá na Paraíba” tornou-se sucesso na voz de Jackson do Pandeiro (1919-1982).


E o próprio Jackson é um dos convidados de Sebastiana, através de antigos registros cedidos pela família do paraibano. A presença do “rei do ritmo” faz todo o sentido no conceito do terceiro disco de Ricardo Bacelar. Gravado e mixado em Miami, e produzido pelo premiado Cesar Lemos, o álbum faz uma releitura de ritmos latinos através de um encontro variado de sotaques. Tem músico chileno, cubano, venezuelano, norte-americano, peruano e colombiano.


“Tem uma tônica muito forte que é a reunião de muitos músicos tocando música brasileira. Há uma conotação diferente porque tem um tempero dos latinos”, adianta Bacelar, que mergulhou numa pesquisa de ritmos latinos cruzando continentes até chegar à África, berço de muitos desses sons. Com 15 músicas, Sebastiana traz composições próprias ao lado de releituras de Luiz Gonzaga (A volta da Asa Branca), Heitor Villa-Lobos (Oh mana deixa eu ir), Gilberto Gil (Menina Baiana) e Milton Nascimento (Nada Será como Antes).


Voltado para o mercado internacional, Sebastiana será lançado também – em CD e LP – no Brasil, Japão, Europa, EUA e América Latina. Um encarte traz informações sobre os ritmos, músicos e instrumentos usados no álbum como o charango e o bandoneon. Dividido entre a música e o fim de um mestrado em Direitos Autorais, o também advogado ainda não tem shows marcados para apresentar o novo disco. “A música é uma necessidade de vida mesmo. E esse é um trabalho de pesquisa e uma ode à música brasileira”.

Marcos Sampaio


O que você achou desse conteúdo?