PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Dicas de petiscos práticos, rápidos e gostosos para o feriadão

Chefs dão dicas de receitas práticas e cheias de estilo para servir nos dias de folia

01:30 | 09/02/2018
Mesa de frios, salames e pães assinada pela chef Silvia Vasconcelos Foto: Julio Caesar
Mesa de frios, salames e pães assinada pela chef Silvia Vasconcelos Foto: Julio Caesar

Em meio a temporada de confetes e agito, há quem aproveite o feriado de Carnaval para fazer programações mais relax, como receber os amigos e familiares em casa. O momento, claro, é ritmado por petiscos e boas conversas. Tal clima de descontração pede praticidade nesse cardápio, com entradinhas fáceis de fazer e que não tomem muito tempo do anfitrião na cozinha. Quer aprender a elaborar Piaba no vinagrete de cachaça, uma serpentina, um pavê de frango saudável e uma tábua de frios? As chefs Marana Figlioulo e Silvia Vasconcelos ensinam.

Antes de separar todos os ingredientes para os pratos, tenha em mente não fazer da sua cozinha um tormento, orienta Marana Figlioulo, que tem nada menos que 44 anos de experiência na área gastronômica. “Entre no clima festivo, reserve uma mesa decorada e procure conservá-la, repondo sempre a comida para ser servida fresca. Prepare petiscos e algo quente, lembrando que nessas ocasiões as pessoas preferem algo com menos quantidade, tipo comidinhas em loucinhas do que pratos grandes”, pondera.

Os caldinhos de feijão preto ou verde com queijo coalho e o tradicional cabeça de galo podem ser pensados para o fim do dia, no melhor estilo cura ressaca. “Geleias de sabores variados também são ótimos complementos, assim como a nossa farinha ou paçoca que agradam muito”, garante Marana, que faz o alerta para não servir comidas com cremes feitas na hora para evitar constrangimentos.

Marana Figlioulo divide receitas de entradinhas práticas para receber no Carnaval
Marana Figlioulo divide receitas de entradinhas práticas para receber no Carnaval

A chef da Doce Gula, Silvia Vasconcelos, também acredita que receber é uma arte, desde um lanche informal até um jantar sofisticado. “Só é preciso ter muita cautela na hora de pensar no que servir, especialmente ter a atenção de incluir opções pensadas nas restrições alimentares dos convidados, que podem existir. No mais, o importante é que os convidados se sintam bem- vindos e acolhidos”, diz.

Entre as opções de petiscos não podem faltar os frios para Silvia. “Preparei uma mesa self-service com salame, presunto de parma, pepperoni e muitas geleias com sabores variados como damasco, frutas vermelhas, menta e hortelã. Tem também queijos tipo brie, gouda, wasabi e gorgonzola. Além de ovos de codorna, molho de tomate rústico e uma variedade de pães”, explica.

Para harmonizar com os aperitivos carnavalescos preparados para esta edição do Comes&Bebes, tenha opções para todos: suco de frutas naturais, cerveja geladinha e coquetel de frutas com e sem álcool. Sem esquecer de ter sempre uma boa cachaça, que pode ser servida em copinhos adequados ou para fazer caipirinhas.

Chef gastronômica Marana Figlioulo

Contato: 99141-7941

Doce Gula

Contatos: 32246616/32712030

A chef da Doce Gula, Silvia Vasconcelos, dá dicas de cardápio para anfitriões
A chef da Doce Gula, Silvia Vasconcelos, dá dicas de cardápio para anfitriões
 

 

OPÇÃO LEVE E SAUDÁVEL

A chef Silvia Vasconcelos aposta também em opções de petiscos mais leves como este, denominado por ela, Pavê Carnavalesco de Frango. Anote aí os ingredientes: 2 copos de requeijão; 2 copos de iogurte natural; 4 fatias de presunto de peru defumado; 200g de frango cozido desfiado; 50g de tomate seco; 100 g de milho; 2 fatias de pão integral; 1 copo de suco de caldo de galinha; Salsinha a gosto e Orégano. Modo de preparo: Adicione a metade do requeijão no recipiente e o pão integral. Umedeça com o caldo de galinha, sobreponha o frango, o presunto ralado, o milho, tomate seco, iogurte natural, o restante do requeijão e finalize com orégano, salsinha e tomate cereja. Leve ao forno para gratinar por 10 minutos a 180ºc. Serve seis porções

 

RECEITA

 

SERPENTINA (CALABRESA E TAPIOCA)

Ingredientes:

1 litro de leite

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de açúcar

1 colher de manteiga

1 xícara de coco fresco ralado

500g tapioca granulada

1 xícara de queijo coalho ralado

 

Linguiça calabresa

Modo de Preparo: Leve ao fogo o leite, sal, açúcar e a manteiga. Quando levantar fervura, coloque o granulado, mexa rapidamente e deixe cozinhar até soltar da panela. Deixe esfriar. Unte a palma da mão com margarina e modele em bolinhas. Montagem: Frite as bolinhas de tapioca no óleo quente. Frite as linguiças calabresa, sem óleo, na própria gordura dela e reserve para montagem em um palito de churrasco. Sirva com molho vinagrete de cachaça com geleia de pimenta

PIABA AO VINAGRETE DE CACHAÇA

Tenha em mãos ½ kg de piaba enxuta no papel toalha; pegue 1 xícara de farinha de trigo e tempere com sal e pimenta do reino moída. Para preparar, passe a piaba nessa farinha e frite no óleo quente. Sirva acompanhado com vinagrete de cachaça.

Para o vinagrete de cachaça é necessário 1 limão cortado sem os filetes brancos; 1 colher de cachaça; 2 dentes de alho fatiado; 1 tomate picado; sal; azeite; 2 colheres de água. Para fazer, amasse o limão, a cachaça, o alho e o sal. Misture o restante dos ingredientes e sirva.

ANA KARENYNA