Logo O POVO+
Para ir a Locarno
Vida & Arte

Para ir a Locarno

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

UM DOS MAIS abertos e experimentais eventos de cinema do circuito europeu, o Festival de Locarno iniciou suas inscrições para os cineastas e produtores interessados em exibirem seus filmes no evento. Longas brasileiros como o paulistano As Boas Maneiras (foto), de Juliana Rojas e Marco Dutra, e o cearense Com Os Punhos Cerrados, de Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti, foram selecionados para o festival em anos anteriores. Mais informações no link (em inglês): bit.ly/2BkrdYo.


ENCONTRO DA IMAGEM

O III Encontro Internacional da Imagem Contemporânea segue com inscrições abertas até a próxima terça, 19. O evento reúne pesquisadores de audiovisual, fotografia, artes visuais e áreas afins para discutir diversos temas relacionados à imagem. Entre os palestrantes, estão as professoras do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará Beatriz Furtado e Gabriela Reinaldo e a curadora e professora francesa Nicole Brenez. Os interessados podem se inscrever nas mesas que ainda possuem vagas em aberto. O III EIIC acontece de 26 de fevereiro a 1º de março em diferentes espaços da Cidade. Inscrições e programação completa no site: www.eiic.ufc.br/2018/.

 

CEARÁ PELO MUNDO I

O FESTIVAL de Roterdã deste ano, que se encerrou no começo deste mês, teve dois filmes cearenses compondo sua seleção oficial: O Clube dos Canibais, de Guto Parente, e Inferninho, de Guto e Pedro Diógenes. A tradicional publicação norte-americana Hollywood Reporter publicou textos sobre ambos, descrevendo o primeiro como “um afetuoso tributo aos perdedores não-convencionais” e “uma miniatura com um grande coração”, enquanto o segundo foi destacado pela “direção elegante” e pela “trilha sonora suja e meio jazz” do músico Fernando Catatau.

 

CEARÁ PELO MUNDO II

NO FESTIVAL de Berlim, outro cineasta cearense mostra novo filme. O documentário Zentralflughafen THF (“aeroporto central THF”, na tradução), de Karim Aïnouz, diretor de Praia do Futuro e O Céu de Suely, terá a primeira exibição hoje na mostra paralela Panorama. O filme tem como cenário o aeroporto de Tempelhof, na Alemanha, que funciona ao mesmo tempo como centro de refugiados e área de lazer dos habitantes de Berlim. Outros documentários nacionais foram selecionados na mesma mostra: Bixa Travesty, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman; Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi; e O processo, de Maria Augusta Ramos.

 

O que você achou desse conteúdo?