Logo O POVO+
Os indicados a Melhor Filme no Oscar 2018, do melhor para o pior
Vida & Arte

Os indicados a Melhor Filme no Oscar 2018, do melhor para o pior

Com a estreia hoje de Trama Fantasma, de Paul Thomas Anderson, todos os candidatos a Melhor Filme chegaram aos cinemas brasileiros. Ranqueamos os longas, do melhor para o pior
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

1 - ME CHAME PELO SEU NOME


(4 INDICAÇÕES: FILME, ATOR, ROTEIRO ADAPTADO E MÚSICA ORIGINAL)

Na fina medida entre o distanciamento e a intimidade, o longa de Luca Guadagnino já chegou como um clássico romântico instantâneo. Capitaneado pela atuação espetacular do jovem Timothée Chalamet, Me Chame Pelo Seu Nome envolve e seduz com um drama amoroso entre um jovem ítalo-americano e um estudante mais velho, aluno de seu pai. Vale destacar ainda a bela trilha sonora, que conta com música erudita e belos arranjos de Sufjan Stevens, e uma grande carga de intertexto literário e musical. É mais que um drama LGBT - é uma obra que ressoa e reverbera.

 

2 - CORRA!


(4 INDICAÇÕES: FILME, ATOR, DIREÇÃO E ROTEIRO ORIGINAL)

Um filme de horror em que o vilão é o racismo. É tão real que dói. Só que Corra!, estreia de Jordan Peele na direção, é muito mais que isso. Há o terror contemporâneo, mas há também uma comédia de costumes. Tem uma carga dramática pesada, mas aposta ainda numa surrealidade vinda da ficção científica. A linha de ironia que povoa o filme inteiro dá peso, ao mesmo tempo em que diverte. Corra! foi a boa surpresa do cinema norte-americano no ano passado. Quem sabe não surge como a boa surpresa também no Oscar. No filme, um homem negro viaja para o interior para conhecer a amável família da namorada, que é branca.

[SAIBAMAIS] 

3 - LADY BIRD: A HORA DE VOAR


(5 INDICAÇÕES: FILME, ATRIZ, DIREÇÃO, ATRIZ COADJUVANTE E ROTEIRO ORIGINAL)

O que Me Chame Pelo Seu Nome tem de distante, Lady Bird tem de palpável. O primeiro longa escrito e dirigido totalmente por Greta Gerwig é puro calor e familiaridade. Uma menina, Christine (Saoirse Ronan), sonha em sair de Sacramento para estudar Artes em Nova York. Sem muito dinheiro, pressionada pela mãe, tentando impressionar os colegas, a garota vai crescendo aos trancos e barrancos e vendo as relações com todos os que conhece mudarem aos poucos. Destaque para os conflitos entre filha e mãe (Laurie Metcalf), a parte mais dramática do filme.

 

4 - TRAMA FANTASMA


(6 INDICAÇÕES: FILME, ATOR, DIREÇÃO, ATRIZ COADJUVANTE, TRILHA ORIGINAL E FIGURINO)

Cruel como só Paul Thomas Anderson consegue ser. Trama Fantasma é sobre sexo, sem qualquer cena sexual. O filme transforma o relacionamento entre um rico e talentoso estilista (Daniel Day-Lewis) e uma moça quase 40 anos mais jovem (Vicky Krieps) em um jogo de poder sádico e, ao mesmo tempo, fascinante. Só de ser a despedida de Daniel Day-Lewis, o maior ator de sua geração, o filme já vale o ingresso. Mas há ainda uma trilha musical espetacular (assinada por Jonny Greenwood) e a presença de Lesley Manville como a irmã do protagonista masculino.

 

5 - A FORMA DA ÁGUA


(13 INDICAÇÕES: FILME, ATRIZ, DIREÇÃO, ATOR COADJUVANTE, ATRIZ COADJUVANTE, TRILHA ORIGINAL, ROTEIRO ORIGINAL, FOTOGRAFIA, FIGURINO, EDIÇÃO DE SOM, MIXAGEM DE SOM, MONTAGEM E DESIGN DE PRODUÇÃO)

O conto de fadas de Guillermo del Toro é, no fundo, uma grande e rebuscada homenagem ao cinema. Inspirado no clássico O Monstro da Lagoa Negra (1954), o filme de fantasia constrói uma história de amor entre uma faxineira muda e uma criatura anfíbia presa em um laboratório. Um dos charmes de A Forma da Água é a construção de diversas sub-tramas que subvertem as expectativas. Desde o agente russo infiltrado no complexo do exército americano ao vizinho homossexual da protagonista que nutre uma paixonite pelo atendente de uma loja de tortas, todos cumprem um papel central nesse novo conto entre bela e fera.

 

6 - DUNKIRK


(8 INDICAÇÕES: FILME, DIRETOR, MONTAGEM, TRILHA ORIGINAL, EDIÇÃO DE SOM, MIXAGEM DE SOM, FOTOGRAFIA E DESIGN DE PRODUÇÃO)

O grandiloquente filme de guerra de Christopher Nolan lança luz sobre um dos momentos mais importantes da II Guerra Mundial: a fuga de 300 mil soldados britânicos da França de volta para a Inglaterra pelo Canal da Mancha. A Batalha de Dunquerque ganha ares épicos na derrota histórica transformada em vitória moral para os Aliados.

 

7 - THE POST: A GUERRA SECRETA

(2 INDICAÇÕES: FILME E ATRIZ)

Steven Spielberg dirigindo Meryl Streep e Tom Hanks. Na discussão sobre a liberdade de imprensa e jornalismo livre, a heroína do filme é a dona (e publisher) do Washington Post, Katharine Graham (Streep). Vez ou outra o filme cai no ufanismo, mas The Post é idealismo puro e volta à era Nixon para atacar a era Trump.

 

8 - O DESTINO DE UMA NAÇÃO


(6 INDICAÇÕES: FILME, ATOR, MAQUIAGEM E CABELO, FOTOGRAFIA, FIGURINO E DESIGN DE PRODUÇÃO)

O Destino de uma Nação é um filme com a atuação da vida de Gary Oldman e o cineasta Joe Wright constrói a obra para potencializar tal interpretação. Winston Churchill é um personagem fascinante e o contexto da II Guerra Mundial é bem rico. O filme não precisava de muito mais do que isso para funcionar.

 

9 - TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME

 

(7 INDICAÇÕES: FILME, ATRIZ, ATOR COADJUVANTE (2), TRILHA ORIGINAL, ROTEIRO ORIGINAL E MONTAGEM)

O equívoco do Oscar. Roteiro frágil, que parte de uma boa proposta e trabalha sem profundidade nenhuma. Personagens irreais, em uma jornada de redenção moral boba — para dizer o mínimo. Frances McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell se esforçam, mas não salvam o barco de Martin McDonagh.

O que você achou desse conteúdo?