VERSÃO IMPRESSA

Onda low carb

As leguminosas em formato de espiral com molhos especiais fazem a vez de massas e entram no cardápio de restaurantes

01:30 | 02/02/2018
[FOTO1][FOTO2]

 

 

 

 

 

Que a gastronomia se reinventa não é novidade, mas falar em macarrão de baixo carboidrato, sim. E o melhor, feito com insumos que fazem parte da cozinha brasileira como abobrinha, cenoura e até palmito pupunha. O segredo está no corte, no ponto do cozimento e, claro, no molho. Este último passo, inclusive, fica por conta do seu paladar e criatividade. Fizemos um giro pelos restaurantes que dispõem de pratos com essa proposta e desvendamos suas técnicas!


Essa nova forma de preparar massas surge na contramão dos tradicionais pennes, raviólis e espaguetes de farinha branca, conhecidos pelo sabor e elevadas calorias, que até hoje têm sua origem disputada entre árabes, chineses e italianos. O brasileiríssimo macarrão de legumes é livre de conservantes e rico em fibras, podendo ser feito com cortes em tiras ou a partir de acessórios que extraem o formato espiral.


Os legumes passam por um processo de branqueamento, que é um cozimento rápido para interromper a germinação dos alimentos, pois, assim, ele se mantém fresco por mais tempo, conforme explica David Alvarez, gastrônomo e empresário do restaurante POT Food & LifeStyle (@potbrasil), situado no piso E2 do shopping Rio Mar Fortaleza.

[FOTO3][FOTO4]

“Isso dá mais ou menos de um a dois minutos, depois basta mergulhar em água gelada para interromper a cocção para ele ficar al dente. Finalize refogando-os em azeite extra virgem, adicione temperos naturais ao gosto e regue com o molho que quiser. Mas tem que ser tudo o mais natural possível, fresco, sem nada industrializado”, aconselha David.


O macarrão funcional surge para fazer parte da alimentação de quem tem restrição ou simplesmente busca levar um estilo de alimentação mais saudável. Segundo Kamila Melo, nutricionista da Revigore (@espaco_revigore), tem que ser um refogado bem rápido também. “É dessa forma que elaboramos o nosso prato Mix low carb à bolonhesa, feito com cenoura, abobrinha e molho que tem como base carne moída”, diz a profissional sobre o prato do restaurante localizado nas academias Greenlife (Av. Cel. Miguel Dias, nº 200), e Greenlife Fátima (Rua Napoleão Laureano, nº 137).


André Oliveira, empresário do Grow Healthy Food (@growhf), conta que o movimento low carb chegou para ficar no menu do restaurante, que também dispõe de pratos para sensíveis a glúten, intolerantes a lactose, vegetarianos e veganos. “O cardápio conta com pratos de baixo carboidrato como o spaguetti de palmito pupunha, que é cozido em tiras e finalizado com farinha de amêndoas e molho agridoce de tamarindo. Também temos opções de abobrinha ou quinoa”, anuncia. O restaurante fica na Av. Abolição nº 2400.


Outro restaurante que dispõe de menu com macarrão de legumes é o Club Life to Go Fortaleza (@clubelifetogo.fortaleza), localizado na rua Leonardo Mota nº 752. “Todos os pratos com massa vegetal têm algo muito importante em comum: o tempero. É preciso temperar de forma especial para que fique tão gostoso que as pessoas nem percebam a diferença”, orientam as sócias Patrícia Façanha e Thatia Dias.


MAIS

Konjac

A Konjac Massa MF é feita de água purificada, farinha de konjac biológica e fibra de aveia biológica. Todas com baixo teor calórico: 9 calorias em cada 100g, 0g de hidratos de carbono, 0g sódio, 0g de gordura; não contém glúten e lactose; e tem 8g de fibra Natural (glucomanano). Preço sugerido: R$ 33

Mundo Verde


Endereço: Rua Clarindo de Queiroz nº 641- Centro

Contato: (85) 30219090

 

Fit Food

O espaguete de feijão preto orgânico FIT FOOD é de baixo carboidrato e muito rico em proteína, 36g por porção; zero Glúten; rico em fibra; baixo Índice glicêmico; baixo teor de Sódio; vegano; rico em ferro; zero lactose; Ingredientes: Feijão preto orgânico e água. Preço sugerido: R$ 23,50

Pão de Açúcar


Endereço: Av. Santos Dumnt, 1169 - Aldeota

Telefone: (85) 3452-5391

 

GABRIELLE ZARANZA

TAGS