Logo O POVO+
Netflix apresenta novo documentário sobre os Beatles
Vida & Arte

Netflix apresenta novo documentário sobre os Beatles

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

No início do mês, o documentário How The Beatles Changed the World, dirigido por Tom O’Dell, entrou na Netflix. A obra se propõe a fazer um estudo sobre o sucesso enorme que a banda Beatles fez, começando pela Grã-Bretanha, e seguindo para o mundo inteiro. A produção, em vista disso, é recheada de entrevistas e vídeos que não foram divulgados antes, de depoimentos de professores, músicos e historiadores que viveram a época desse sucesso do grupo.


Esse material de entrevistas mostra como a banda revolucionou o mundo nos aspectos cultural, social, espiritual e musical. O diretor exibe desde os primeiros passos revolucionários do grupo até a mudança que o globo teve com a presença do quarteto. Um desses momentos é a sequência reservada para mostrar como as músicas da banda acolheram os Estados Unidos diante da desunião e tristeza que assolaram o país logo após o assassinato do presidente Kennedy.


O documentário ainda examina a influência duradoura do grupo na música e cultura dos últimos 50 anos, que simbolizam o perenidade da beatlemania. O longa também acompanha a transformação da cultura musical e da natureza dos quatro artistas, assim como dos próprios discos. Tudo isso é realçado, obviamente, com muita música e humor, algo que o grupo tinha de sobra.


Nesse sentido, o documentário se destaca por apresentar, em um pouco mais de 90 minutos, como reagimos ao momento histórico que foi marcado por eles. O longa encontra espaço para desvendar o impacto do quarteto na moda, penteados, filmes e religião, que o enalteceram durante muito tempo. A montagem, nesse sentido, se mostra eficaz em desenvolver tanto conteúdo em pouco tempo. Por fim, o How The Beatles Changed the World finaliza como uma bela surpresa da Netflix, que emociona e cria nostalgia com bastante elegância e valor de entretenimento.

 

CINCO CURIOSIDADES SOBRE ‘O BEBÊ DE ROSEMARY’ (1968)


Aproveitando a nostalgia em torno dos Beatles, segue uma lista de cinco curiosidades sobre o filme O Bebê de Rosemary, que também surgiu na década de 1960 e faz 50 anos de sua estreia em 2018. O filme foi dirigido por Roman Polanski e conta com Mia Farrow no papel da protagonista. O teror fala de uma recém-casada, grávida, que passa a suspeitar que seu marido a ofereceu para ser engravidada pelo demônio.


1

Para fazer as cenas de rituais satânicos, o diretor contou com o auxílio de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã

 

2

O filme ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante e de melhor roteiro adaptado

 

3

A atriz Mia Farrow se divorciou de seu marido, o cantor Frank Sinatra, durante as filmagens do thriller

4

Oito anos após o lançamento do filme, foi produzida para a TV americana uma sequência

 

5

John Lennon foi assassinado na porta do prédio onde morava. No mesmo edifício se passava a trama do filme

 

O que você achou desse conteúdo?