Logo O POVO+
I Encontro dos Festivais de Fotografia do Brasil ocorre em Fortaleza
Vida & Arte

I Encontro dos Festivais de Fotografia do Brasil ocorre em Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A exposição Luciano Carneiro: o olho e o mundo faz parte da programação do I Encontro de Festivais de Fotografia do Brasil, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), entre os dias 22 e 24 de fevereiro. O evento reúne profissionais que atuam nas áreas de criação, formação e difusão dos festivais de fotografia no País. “É um momento importante de articulação para pensar políticas culturais no campo da fotografia, formas de impulsionar ações e de dialogar com setores de forma local e nacional. É algo inédito, e o Ceará tem essa tradição com a fotografia”, explica Tiago Santana, fotógrafo, editor e coordenador do Encontro.


Na ocasião, será lançado o Festival de Fotografia Internacional do Ceará, iniciativa que deve contribuir com o fortalecimento da fotografia cearense e brasileira. Tiago ressalta que também começa a ser criado um plano estratégico mais amplo que entrelace equipamentos da área, como o Dragão do Mar, o Museu da Fotografia, o Museu da Imagem e do Som, o Porto Iracema das Artes, entre outros.

[SAIBAMAIS]

O Encontro deve reunir participantes de todo o País, entre eles, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; Juliana Braga, do Sesc São Paulo; Sérgio Burgi, do Instituto Moreira Salles e Fernanda Feitosa, do SP-Arte/Foto. Estarão presentes Rosely Nakagawa (SP), João Kulcksar (SP), Ana Lira (PE), Diógenes Moura (SP), Mariano Klautau (PA) e Rubens Fernandes (SP), entre outros. O evento conta com a participação de Ângela Berlinde, que foi diretora dos Encontros da Imagem, festival português.


Durante a programação, será lançado o Prêmio Nacional Chico Albuquerque, que leva o nome de outro importante fotógrafo cearense, cujo centenário foi celebrado em 2017.
Iana Soares

O que você achou desse conteúdo?