Logo O POVO+
Festival de Teatro de Bonecos ocorre no RioMar Fortaleza
Vida & Arte

Festival de Teatro de Bonecos ocorre no RioMar Fortaleza

Mais de 15 espetáculos estão na agenda do Festival de Teatro de Bonecos, que começa neste sábado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Fantoches e cenários coloridos dão vida a contos clássicos da infância na primeira edição do Festival de Teatro de Bonecos, que se inicia neste sábado, 24. Durante quatro fins de semana, a praça de eventos do piso L1 do shopping RioMar Fortaleza receberá 16 espetáculos com acesso gratuito, todos apresentados por grupos locais.


A temporada do Festival vai até o dia 18 março, acontecendo em todos os fins de semana, com duas encenações aos sábados e domingos. As apresentações, gratuitas, terão sempre os mesmos horários ao longo dos oito dias de espetáculos. A primeira sessão de cada dia começará às 15 horas, já, a segunda, tem horário marcado para às 19 horas.


A bagagem de mais de 20 anos da Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos, leva questionamentos sobre a vida e a morte ao palco do Festival, com a tragicomédia A Triste História de Catarina e Billy, abrindo a programação na tarde do sábado próximo. Para Izabel Vasconcelos, uma das atrizes e criadoras da Cia, o espetáculo desperta no público os sentidos de observação. “Esse tipo de teatro dá uma liberdade de pensamento e de observar o próximo, coisa que muitas vezes as novas mídias, por serem rápidas e efêmeras não permitem”, define.


A atriz que já levou seus bonecos para outras cidades do Brasil e também para o exterior, como Argentina e França, conta que esta arte tem enorme capacidade de fixar ideias e despertar questionamentos na plateia. “Além das crianças, a maioria dos adultos também se envolve. É uma linguagem que fala muito com a memória afetiva das pessoas, é algo que mexe com o lado criativo, como se fosse outra dimensão”, pontua Izabel.


Ainda no viés de despertar pensamentos críticos, o Grupo Formosura de Teatro apresenta o espetáculo As Aventuras da Bruxa Catifunda, às 19 horas deste sábado. Com a proposta de problematizar desde cedo, questão importantes para a sociedade, a montagem encenada há 33 anos, aborda questões ambientais.


No centro da história encenada por meio de mamulengos, um deles comando pela atriz Maria Vitória, está uma criança defensora da natureza e dos animais, impedindo ações de uma bruxa, mas numa perspectiva de não violência. “Contar histórias assim, num evento como esses, serve para despertar a sensibilidade do público de modo geral para temas que precisam ser discutidos e que infelizmente se tornaram atemporais”, finaliza Maria Vitória.


Já no domingo, 25, às 15 horas, a programação se inicia com uma versão da clássica história de A Bela Adormecida, apresentada pela Blitz Intervenções, logo depois, às 19, o Grupo Bia Marques Fantoches apresenta O Mágico de Oz, outro clássico da literatura infantil e também do cinema.


Além destas atrações, os grupos Bricoleiros de Teatro de Bonecos, Bagaceira de Teatro e o Circo Tupiniquim integram o corpo do Festival. Espetáculos, como As Pintas da Dona Onça, As Aventuras de Dom Quixote, Os Três Porquinhos, são alguns dos destaques dos próximos dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de março.


FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS

Quando: sábado e domingo, a partir das 15h

Onde: RioMar Fortaleza (rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Acesso gratuito

 

O que você achou desse conteúdo?