Logo O POVO+
Editora cria selo para publicar exclusivamente quadrinhos nacionais
Vida & Arte

Editora cria selo para publicar exclusivamente quadrinhos nacionais

Criado exclusivamente para veicular produções brasileiras no mercado, novo selo editorial já tem quatro HQs agendadas para 2018 e busca novos produtos para publicação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Passeando pelos corredores das bienais e das feiras de literatura, Luiz Neto acumulou um incômodo: a ausência de publicações de quadrinistas brasileiros. No mercado independente, ele diz, há profissionais de excelência com trabalhos inovadores, mas o espaço nas grandes editoras ainda é dominado por produções estrangeiras - que são apenas traduzidas para o nosso idioma, e não feitas por artistas brasileiros. Com o incômodo latente e o apoio da mãe - a editora Janaína Rico, da Editora Rico - ele criou um selo voltado para a publicação exclusiva de quadrinhos nacionais.


A primeira publicação do Rico Quadrinhos é A Noiva IV, narrativa sobre a história da Revolução Pernambucana, evento histórico que aconteceu em 1817. Os três primeiros volumes da HQ foram lançados em formato independente, submetidos a financiamentos coletivos e adesão do público. As vias de publicação, apesar de garantirem autonomia sobre processos e resultados finais, não permitiram aos autores ter a periodicidade planejada para o projeto.


Eron Villar - roteirista da série A Noiva - explica que o processo independente é abundante em possibilidades, mas ainda é difícil alcançar o público e manter os canais de distribuição. “É caro, é lento”, aponta, falando sobre a dificuldade de fazer os produtos chegarem até os leitores. O Rico Quadrinhos assume a publicação de A Noiva até o oitavo e último volume da série.


Com os mecanismos da internet, elabora Eron, os processos foram facilitados para quem não tem o resguardo de uma editora. “Nós já temos no mercado as opções de financiamento coletivo, das leis de incentivo estaduais e nacionais. As coisas vão ficando mais fáceis... Mas é sempre uma batalha fazer uma produção regular”, aponta, lembrando que o desejo do grupo era publicar A Noiva mensalmente, mas a HQ acabou se tornando bimestral.


A série tem o trabalho de dois traços: Leonardo Menezes, ilustrador famoso no mercado recifense e formado em Arquitetura e Urbanismo, e Thony Silas, brasileiro que coleciona trabalhos para as duas gigantes dos quadrinhos em nível global, a Marvel e a DC Comics.


Outra lacuna encontrada no mercado brasileiro, aponta Luiz Neto, é a participação feminina. Apesar de existirem ilustradoras e roteiristas com trabalhos primorosos, elas ainda não estão inseridas nos grandes circuitos como deveriam, explica o editor do selo. A proposta do Rico Quadrinhos é aceitar originais - para análise e possível publicação - ao longo de 2018, como uma forma de descobrir novas profissionais e viabilizar as publicações inovadoras.


Como a Editora Rico tem um claro viés de publicação voltada para o público feminino, alguns livros vão ser adaptados para os quadrinhos - explica Janaína Rico, responsável pela editora. Três romances foram escolhidos para passar pelo processo: Um doce de confeiteiro (Janaína Rico), Chantagem (Nana Pauvolih) e Desejo Oculto (L..M. Gomes). “A editora tem uma clara pegada feminina e há uma carência no mercado (de quadrinhos voltados para este público). Além de pegar os quadrinhos já prontos, vamos seguir adaptando”, diz Janaína. O intuito, aponta Luiz, é criar um hábito entre leitoras que não se sentiam instigadas a consumir HQs.


A Noiva IV

Selo Rico Quadrinhos

O quê: quarto volume da série de quadrinhos A Noiva

Quanto: R$ 16

Páginas: 32

Autores: Eron Villar (roteiro), Leonardo Menezes e Thony Silas (ilustrações)

 

O que você achou desse conteúdo?