Logo O POVO+
Drinques com café
Vida & Arte

Drinques com café

O grão mais amado do Brasil surge em versões refrescantes com destilados e frutas cítricas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida do Brasil, perdendo apenas para a água? A afirmação é da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O curioso é que, em cada país, é servido de uma forma peculiar: no Japão é gelado, na África com pitadas de canela alho ou gengibre, na Itália com tiras de limão e no Brasil as possibilidades de temperaturas e misturas de ingredientes é infinita, inclusive, vai bem com destilados como gin, vodka, whisky e outros. Nesta edição, baristas dividem receitas de cafés alcoólicos para você preparar em casa!


Os tradicionais capuccino e expresso seguem sendo os mais pedidos de cafeterias, claro, mas dividem a cena com as novas propostas, afirma Danielly Gomes, barista do Amika Coffee. “O café e o leite sempre serão uma combinação perfeita, mas para um país quente como o nosso as bebidas leves e refrescantes são uma boa pedida. O café é uma bebida bem versátil, por isso criamos e incorporamos algumas receitas que saem do básico com destilados e até clara de ovo. A dica é não ter medo de misturar. O café vai bem com gelo, cítricos, água de coco e destilados”, avisa a profissional.


Entre as combinações certeiras de cafés alcoólicos, aposte nas frutas cítricas como laranja, limão e tangerina. “Pode parecer estranho, mas é muito bom”, garante Danielly. Uma boa dica é usar o cold brew como base para bebidas geladas, que nada mais é que uma extração de café a frio, tem baixa acidez e pouca cafeína. “Para preparar, é só pegar 1 litro de água natural ou gelada com 100g de café (moagem grossa), deixar em um recipiente de 8h até 24h. Coe o líquido e use por até duas semanas. Essa base pode ser usada em várias bebidas, como pura, com gelo ou leite”, orienta a barista do Amika Coffee.


Fique atento ao equilíbrio e harmonização dos ingredientes na elaboração de drinks. Cafés mais fortes e encorpados, por exemplo, devem ser combinados a sabores amenos ou adocicados.

Ana Karenyna

 

 

SERVIÇO


Amika Coffee

Endereço: Rua Ana Bilhar nº 1136 - Meireles

Contato: 30310351


Colosso Lake Lounge

Endereço: Rua Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n - Edson Queiroz
Contato: (85) 98160-0088

 

MAIS

 

CAFÉS ALCOÓLICOS

O Colosso Lake Lounge está com uma nova carta de drinks com café. Essa fusão de ingredientes começou após a segunda guerra mundial com o emblemático Irish Coffee, um clássico drink que surge com whisky e café e pode ser servido quente ou gelado. “Os expressos de corpo leve a médio, com doçura e aroma intenso, são indicados para o preparo de bebidas com álcool e café”, explica Aline Gurgel, gerente de qualidade da 3 Corações. Entre as novidades do Colosso, está o Expresso Ginger, feito com 30 ml de essência de gengibre, 6 a 8 cubos de gelo e 50 ml de expresso. Para fazer, adicione a essência no copo, coloque o gelo e adicione o expresso já resfriado no gelo. O Café Mojito também é new e tem 50 ml de expresso ameno, 50ml de chá de hortelã, 50ml de rum, 50ml soda twist de limão. Monte tudo no copo e deguste!

 

DRINKS DO AMIKA COFFEE

 

RECEITA

 

EXPRESSO MARTINI

Use 30ml de Vodka, 20ml de licor de café, shot duplo de expresso (60ml), 20ml de xarope de caramelo ou xarope simples. Em uma coqueteleira, bata vigorosamente a vodka, o licor, o café e xarope com três pedras de gelo. Despejar o liquido cremoso em uma taça de Martini.

WHISKY SAUER CAFÉ

O drink leva 30ml de whisky, 30ml de sumo de limão siciliano, 25ml de mel, 30ml de café expresso, 20ml de clara de ovo. Em uma coqueteleira, bata o whisky, sumo de limão, café, mel e a clara de ovo com três pedras de gelo. Despeje o líquido cremoso em um copo On The Rocks (copo de wisky).

COLD BREW G&T

Para fazer, use 50ml de Gin, 15ml de sumo de limão siciliano, água tônica, zimbro, 50ml de cold brew e gelo. Preparo: complete um copo longo com gelo, adicione o gin, sumo de limão, adicione água tônica e o cold brew. Decore com fatias de limão e zimbro.

 

O que você achou desse conteúdo?