VERSÃO IMPRESSA

Descanso ou folia para os animais de estimação? Veja dicas

01:30 | 08/02/2018
[FOTO1]

O Carnaval é a festa da alegria, mas, para muitos, é sinônimo de descanso. Há quem se jogue nos blocos e há quem prefere relaxar e aproveitam para fazer viagens. Diante desta programação, o que fazer quando se tem um animal de estimação: levá-lo ou deixá-lo? O Guia Vida&Arte desta semana traz dicas de cuidados para quem vai curtir a festa com seu amigo peludo e para quem quer viajar despreocupado.


Se você vai pular carnaval na companhia do seu pet, saiba que ele vai precisar de atenção especial na hora das comemorações. A veterinária Júlia Palumbo, explica que, se os tutores foram fantasiar os animaiszinhos, é importante que sejam utilizados acessórios próprios para pets, que têm especificidades muito próprias. Ela alerta para que sejam evitados materiais de espessura grossa e com muitos apetrechos, pois podem ser engolidos pelos animais.


Hidratação e descanso são fundamentais para estes foliões. Ofereça bastante água e sombra para seu companheiro peludo. É importante não estressar o animal, caso ele não tenha como rotina a presença de muitas pessoas. Sendo assim, o mais indicado é evitar multidões, para cães que não têm hábito de sair de casa.


Vale lembrar que, guias e coleiras seguras são importantes neste momento para que os bichinhos na se percam. Outra dica é a utilização de placas de identificação com nome e telefone dos tutores. Coloque informações importantes para facilitar a localização do proprietário do animal.


Evite expor os animais ao sol no período mais quente. Protetores solares apropriados para cães e bonés são indispensáveis. Lembrando que o piso quente também pode causar queimaduras nos coxins (ou almofadinhas das patas) dos animais. Juliana lembra: expor os animais apenas que estejam saudáveis, com vacinas atualizadas, controles de pulgas e carrapatos, para não causar danos à saúde destes foliões. Evite ainda dar comidas que os animais não estejam acostumados


Já para quem vai viajar e optar por não levar o pet, que tal hospedar seu animal em um hotel especializado? “É importante que seja um local que seja só hotel. Nunca numa clínica veterinária para não ser contaminado com alguma doença infectocontagiosa”, recomenda Rosanea Ramalho, médica veterinária e assessora técnica da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem estar Animal de Fortaleza. (Coepa ).


Dicas de hospedagem para os pets

ANIMALE PET SHOP

O espaço recebe animais para temporada.

Onde: avenida Washington Soares, 2000 - Engenheiro Luciano Cavalcante

Funcionamento: de segunda-feira a sábabdo, de 7h30min às 20h45min

Contato: (85) 3278 2374


HOTEL 5 PATAS

Durante os dias de Carnaval, os tutores podem deixar o amigo peludo no local.

Onde: rua Beni de Carvalho, 590 - Dionísio Torres. Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h

Contato: 3242-0896

RAFAELLA GIRÃO

TAGS