Logo O POVO+
Davi Duarte faz homenagem a Tom Jobim no CCBNB
Vida & Arte

Davi Duarte faz homenagem a Tom Jobim no CCBNB

Legado do maestro carioca é revisitado em show gratuito no Centro Cultural Banco do Nordeste
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As canções de Tom Jobim foram escutadas desde cedo por Davi Duarte. Compositor e instrumentista cearense, ele utilizou as referências do maestro em sua própria formação cultural. Era tocar uma canção no rádio ou nas aberturas de novela - ele explica - que logo surgia um sentimento de emoção. No sábado, 3, a partir das 19 horas, Davi vai reviver as emoções cantadas por Tom Jobim em show no Centro Cultural Banco do Nordeste.


“Eu não escutava (Tom Jobim) academicamente. As músicas chegavam através das emissoras de rádio e me emocionavam muito. Havia temas de novelas. Ao longo dos anos, ele ia emplacando mais e mais. Cada música mais emocionante que a outra”, explica Davi. Ele assume as vozes e o violão durante a apresentação, que tem entrada gratuita. O show integra o projeto Jazz em Cena, um dos mais antigos programas de música desenvolvido pelo CCBNB.


Ao lado de Vinicius de Morais e João Gilberto, Tom Jobim tornou-se ícone na música brasileira. É responsável por canções memoráveis e por discos que dividiram as águas no cenário artístico. Carioca nascido na Tijuca, o maestro morreu em 1994, aos 67 anos, em Nova York (EUA), vitimado por insuficiência cardíaca.


O show Jobim Jazz - que foi gestado durante três meses - propõe uma visita aos primeiros discos lançados pelo maestro. Integram o show, além de Davi, Marcio Resende (sax, flauta e direção musical), Rian Batista (contrabaixo), Carlinhos Patriolino (violão) e Vitório Cavalcante (bateria) e Stenio Gonçalves (pianista).


Para o futuro, explica Davi, a perspectiva é levar a apresentação para outros espaços de Fortaleza, atingindo o público amante da Bossa Nova, mas, também, dando oportunidade para que outras pessoas conheçam e se encantem com a obra de Tom Jobim. “Nós temos que rodar com esse show. Ele é agradável e divertido de fazer”, comemora.


SERVIÇO


Jazz em Cena

O quê: show Jobim Jazz com Davi Duarte

Quando: sábado, 3, a partir das 19 horas

Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Conde D’Eu - 560)

Quanto: Entrada gratuita


DANÇA


Grupo Pés Plexos

Durante o show Jobim Jazz - que acontece no sábado, 3, no CCBNB, a partir das 19 horas - haverá uma apresentação do grupo Pés Plexos, reunião de bailarinas residentes em Fortaleza. O grupo - que terá na formação as integrantes Helena Coelis, Luciana Melo e Meire da Costa - vai dançar ao som da música Imagina (Jobim/Chico Buarque). A participação acontece enquanto os músicos darão sequência ao show.

 

SHOW

 

60 anos de bossa

O foyer do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro - Praça José de Alencar) recebe neste fim de semana uma homenagem aos 60 anos do gênero musical Bossa Nova. A apresentação acontece no domingo, 4, às 16h30min. O surgimento da Bossa Nova é marcado em 1958. Ritmo tipicamente brasileiro, ele foi lançado por nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, que tinha circulação intensa no Rio de Janeiro. Durante o show de domingo acontece, ainda, uma homenagem ao maestro Tom Jobim. A entrada no evento é gratuita.
O que você achou desse conteúdo?