VERSÃO IMPRESSA

Olhando para o futuro

01:30 | 19/01/2018

O lógico Sr. Spock, de Jornada nas Estrelas, certamente diria que deseja uma vida longa e próspera para a nossa coluna de Cinema & Séries. Mais do que isso: ele também apontaria que a missão compartilhada entre os demais garante longevidade a qualquer projeto. Para isso, sintam-se convidados a dividir essa viagem comigo. Os comentários e opiniões de vocês fortalecem qualquer produto que originou a discussão. Inclusive, a conversa sobre a arte também é um modelo de arte, logo que funciona como uma resposta à obra original. Enfim, sem mais delongas: aproveitem! Esse momento novo do O POVO e do Vida&Arte é nosso.


Dispondo desse período de festividades, por que não começar comentando a temporada de premiações em Hollywood?


Já fica o serviço aos desavisados que se interessam por bolões do Oscar, que o importante é observar os prêmios dos sindicatos da indústria, que funcionam como termômetro para os Prêmios da Academia. Afinal, os votantes dos sindicatos também são os do Oscar. Os grupos são: SAG (atores), DGA (diretores), PGA (produtores), WGA (roteiristas), ACE (montadores), e outros. Eles que ditam o futuro do Oscar (e dos nossos bolões).


Com esses sindicatos, feitos pelos próprios artistas, os atores premiam os atores, diretores premiam os diretores e por aí vai. O primeiro evento é o PGA, que acontece amanhã, 20, e o SAG, que está marcado para o domingo, 21. Já o DGA acontece em 3 de fevereiro.


Não é possível apontar os vencedores, ainda que existam os favoritos, como Me Chame Pelo Seu Nome (2017), que está em cartaz atualmente, e A Forma da Água (2017), com estreia para fevereiro. Com essas premiações, o jogo começa a se movimentar.


CINCO CURIOSIDADES SOBRE O AARDMAN ANIMATION


O estúdio é responsável por animações feitas em stop motion, como Fuga das Galinhas (2000). Eles possuem um Oscar de melhor animação pelo filme Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005) e já prometem um retorno aos prêmios do ano que vem, com O Homem das Cavernas (2017).

 

1

O filme A Fuga das Galinhas foi inspirado nos campos de concentração da 2ª Guerra Mundial com galinhas como os prisioneiros.

 

2

Os personagens Wallace e Gromit possuem, além do filme próprio, quatro curtas-metragens, sendo que dois ganharam o Oscar de melhor curta de animação.

 

3

Um dia depois de Wallace e Gromit estrear nos cinemas, um incêndio atingiu o estúdio e destruiu todos os bonecos usados para o filme.

 

4

Shaun: O Carneiro é o primeiro filme do estúdio que tem a trama contada através de imagens, sem conter nenhum diálogo.

 

5

O próximo filme do Aardman é O Homem das Cavernas, programado para estrear em abril próximo. A obra conta com a direção de Nick Park, um dos criadores do estúdio.

 

GABRIEL AMORA

TAGS