Logo O POVO+
O POVO Lounge traz entrevista exclusiva com Rian Fontenele
Vida & Arte

O POVO Lounge traz entrevista exclusiva com Rian Fontenele

O artista visual cearense fala sobre seu encontro com a arte, suas inspirações e inquietações
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O desenho, a pintura, a xilogravura e a gravura compõem o leque de linguagens que o artista visual cearense Rian Fontenele desenvolve. Aos quase 20 anos de carreira, o artista plástico está na capa da revista O POVO Lounge, uma produção do Lab 282, lançada em dezembro de 2017. O convite brinda o lançamento do seu livro Ausência [Memórias Ancoradas], uma publicação bilíngue, que reúne obras da última década, poemas e entrevistas do autor.


Nesta edição da revista, Rian Fontenele revelou como acontece o processo de criação de suas obras, marcadas pela forte influência da literatura. “Participar da O POVO Lounge é poder fazer prosa para além do ateliê, sobre silêncios e algazarras, como convite ao olhar atento do leitor para toda a arte autoral que fervilha resistente pela Cidade”, disse o artista que, em 2018 - e ao longo da vida -, segue com o plano de “contribuir com gesto e voz para fazer toda reflexão e olhar crítico sobre o que nos cerca para além dos muros altos desta Fortaleza de tanta insensibilidade com os seus”, acrescenta.


Contar histórias de personagens locais está entre as premissas da publicação, segundo a editora-executiva do Lab 282, Adailma Mendes. “Na Lounge, os empreendedores cearenses têm espaço. A trajetória de Rian inspira o leitor, assim como o nosso ousado ensaio fotográfico com a beleza masculina em evidência, com Dimas Barreira, empresário; Marco Aurélio, executivo; e Caio Napoleão, empreendedor, que falam como construíram suas carreiras e quais seus hobbies no dia a dia”, destaca.


O artista

Rian Fontenele nasceu na cidade serrana de Ubajara (CE) e, atualmente, vive na ponte aérea entre São Paulo e Fortaleza, cidade onde aterrissou seu ateliê-casa, num galpão centenário localizado na Praia de Iracema. Filho e neto de artesãos, Fontenele viu seu interesse pela arte acontecer logo cedo e de forma natural. A graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), inclusive, foi apenas uma travessia para o que realmente o faz feliz.

 

Começou com gravuras em metal e desenho, logo depois assumindo seu amor pela pintura. Em um jogo de contrastes em poucas cores, as telas que levam sua assinatura fazem com que corpos contem histórias, em uma técnica que o artista aperfeiçoou em 1999, em Barcelona, na Espanha, quando estudou gravura em metal com Rojer Cara e desenho livre na Escola D´Art Da Vinci. Rian participou também do curso de História da Gravura na Fundação Antoni Tápies, e de iniciação à gravura japonesa na Escola Ukiyo e Fundação Joan Miró, ainda em Barcelona.

 

SERVIÇO

 

Revista O POVO Lounge

196 páginas

Disponível nas bancas

Quanto: R$ 12,90

CONTEÚDO


Além da entrevista com Rian Fontenele, a O POVO Lounge funciona como um guia de gastronomia, moda e comportamento para o cearense. Tem a história do restaurante La Pasta Gialla e de cafés por Fortaleza; tem dicas de moda e estilo com a repórter Jully Lourenço; a ícone de elegância, Gloria Kalil fala de etiqueta em tempos de mídias sociais; a colunista Lêda Maria mergulha nas histórias de mulheres que ressignificam espaços antes protagonizados por homens; tem um tour especial por Lisboa; e no especial O POVO People Luxo, Sônia Pinheiro elege como personalidades memoráveis de suas páginas a atriz e cantora Jeanne Moreau, o ator Omar Sharif e Lady Di.

O que você achou desse conteúdo?