Logo O POVO+
O desabafo sem rancor de Camila Cabello
Vida & Arte

O desabafo sem rancor de Camila Cabello

Primeiro lugar em mais de 100 países com estreia de Camila, a cantora cubana apresenta debut que foge do "pop farofa" e carrega na dramaticidade. Além de Havana, que quebrou recordes, CD tem outros potenciais sucessos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O que esperar do primeiro álbum de uma cantora de 20 anos que foi projetada para fora de uma girl band de música pop norte-americana? Talvez um CD como Reputation, da Taylor Swift, com letras cheias de indícios de polêmicas da grande indústria da música? Não é isso, porém, que Camila Cabello, ex-Fifth Harmony, entrega em seu debut solo chamado acertadamente de Camila. A cubana, que compôs todas as dez músicas do disco, mergulha em si e faz desabafo sincero (que soa ingênuo até).


A obra já chegou ao público com um grande trunfo: o sucesso Havana, que passou sete semanas em primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos (se igualando à Someone Like You, de Adele). A música, que foi elogiada até por Barack Obama, dá protagonismo às batidas latinas em letra pensada para a voz aguda, mas aveludada da intérprete. Puxado pelo single, o disco conseguiu em sua estreia o posto de primeiro lugar do iTunes em 100 países, incluindo Brasil, Estados Unidos e Japão. Além disso, as dez canções entraram na parada do Spotify global (Top 100).


Não há nada de revolucionário na obra e talvez isso eleve o trabalho. A simplicidade (nas letras e nos ritmos) revelam a autenticidade de um disco que tem assinatura evidente da artista (o que é raro no mercado mundial). Assim, com exceção da cansativa Inside Out, o disco passa ao largo do chamado “pop farofa”, que é marcado por versos repetidos e batidas óbvias para grudar na cabeça desde a primeira audição.


Despretensioso, o CD não traz um batalhão de participações especiais como tem sido recorrente nos lançamentos da era streaming. Com tanta pessoalidade, o todo acaba soando homogêneo em excesso (sendo difícil separar uma música da outra). Essa falta de ousadia rítmica pesa ainda mais por conta das composições todas em tom de um desabafo sem rancor (parecendo faltar fúria em alguns pontos). A balada Real Friends, que fala sobre uma cidade que engole sonhos, é a única que soa mais assertiva.


A cantora embarca, mas não tanto, na pegada de reggaeton e esse flerte dá todo um charme para faixas como She Loves Control, potencial single. Na produção, as músicas têm parcerias que vão de Pharrell Williams a Skrillex, nomes do eletrônico que trazem peso ao som.


Trajetória

Nascida em Cuba, Karla Camila Cabello Estrabao viveu infância entre a terra do Fidel Castro e o México, posteriormente mudando para Miami, nos Estados Unidos. Os cenários que marcaram a vida da jovem estão fortemente presentes nas suas composições. Em 2012, ela participou do The X Factor, programa em que foi selecionada para compor girl band. Após dois discos, ela saiu do Fifth Harmony em 2016. “Ficou claro que não era possível fazer coisas isoladas e estar no grupo ao mesmo tempo”, explicou a cubana, em entrevista publicada na última semana no The New York Times, afirmando que foi colocada contra a parede pelos produtores para saber se continuaria ou não na banda. “Se alguém quiser explorar sua individualidade, não é certo que as pessoas te digam para não fazer”, completou.

 

FAIXA A FAIXA


1 - Os agudos do pré-refrão de Never be the same são tão irritantes quanto encantadores.


2 - All These Years é a mais leve do CD, uma vibe “barzinho e violão” que convence e emociona.


3 - She Loves Control é dançante, tem refrão chiclete e muito potencial como música de trabalho.


4 - Sucesso mundial, Havana põe em primeiro plano a latinidade da cantora e traz metais no arranjo.


5 - O reggaeton Inside Out é a mais fraca do álbum. Letra boba e refrão cansativo fazem música destoar.


6 - Consequences é drama do começo ao fim no melhor estilo 21, da Adele.


7 - Com pegada Ed Sheeran, Real Friends evidencia superficialidade das relações no show business.


8- Queridinha entre os fãs, Something’s Gotta Give conquista tendo o piano como base.


9 - Em In the Dark, Camila abre espaço para a sensualidade e para o grave da voz


10 - Into It parece ser a essência do álbum: letra sobre amor e batidas diversas reunidas.


SERVIÇO

 

Camila - Camila Cabello

10 faixas

Epic Records

Quanto: R$ 31,90

(CD em pré-venda)

 

O que você achou desse conteúdo?