Logo O POVO+
'Kindred - Laços de Sangue', de Octavia Butler
Vida & Arte

'Kindred - Laços de Sangue', de Octavia Butler

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Um dos lançamentos mais recentes de ficção científica feminina no Brasil, Kindred - Laços de Sangue, é ousado porque usa as viagens no tempo — recurso bastante popular no gênero — para abordar os temas do racismo, inferiorização da mulher e relações abusivas de poder.


A personagem principal é Dana, escritora negra dos EUA nos anos 70 que inexplicavelmente começa a voltar no tempo e ter contato com seus antepassados, que foram escravos. A partir disso desenrola-se uma trama onde não há mais lugar seguro para Dana, que começa a lutar para sobreviver num cenário hostil e a entender e impedir o fenômeno de retorno ao passado continue.


Kindred é rico porque além do enredo ficcional mostra também um pouco da história real de escravagismo nos Estados Unidos. Nota-se que houve um minucioso trabalho de pesquisa histórica para que a autora criasse os personagens e situações com a maior verossimilhança possível.


O livro, de prosa rápida e envolvente, parte de uma premissa real e cruelmente simples: dependendo do status quo, seu lugar na sociedade indica se você faz parte da parcela que vai matar ou ser morta. Ao voltar no tempo Dana é tomada como escrava, sofre punições físicas, conhece a exaustão corporal e o abuso emocional. Teme e vê-se engessada num modelo social que a desumaniza pela sua cor de pele.


Logo na epígrafe do livro, Octavia Butler, mulher e negra filha de uma empregada doméstica e um engraxate que subverteu a ordem social e tornou-se escritora, diz “Comecei a escrever sobre poder, porque era algo que eu tinha muito pouco”. Usando o pouco que tinha Butler conseguiu que Kindred transcendesse a ficção. Mais que um livro, é um grito do oprimido, uma denúncia social, e mostra que apesar da abolição da escravidão ainda lidamos, no século XXI com os resquícios sociais e morais da nossa própria desumanidade.


SERVIÇO


Kindred - Laços de Sangue

Editora Morro Branco

Preço: R$ 29,90

 

O que você achou desse conteúdo?