Logo O POVO+
Eu, Tonya conta a trágica história da atleta Tonya Harding
Vida & Arte

Eu, Tonya conta a trágica história da atleta Tonya Harding

Em Eu, Tonya, o diretor Craig Gillespie dirige Margot Robbie e Allison Janney em um thriller esportivo que fala sobre como é ser uma mulher no mundo dos homens
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A patinadora Tonya Harding é uma pessoa que causou intensas dores de cabeça aos Estados Unidos. De origem pobre e família problemática, Tonya representava o aposto do que a patinação no gelo exigia na América do Norte. A patinadora tem que ser sempre a mais bonita, dócil e educada, o que Tonya não era. Sua capacidade para o esporte, por outro lado, era o inverso. Ela demonstrava uma habilidade na patinação no gelo que impressionava a todos, principalmente quando ela foi a primeira e única a realizar o difícil salto triplo durante as apresentações.


A contragosto, os EUA revelavam Tonya para o mundo. A partir disso, sua carreira entrou em um caminho que ia ao encontro de um escândalo. Prestes a disputar a sua segunda Olimpíada, Tonya integrou um grupo de pessoas que quebrou o joelho da concorrente Nancy Kerrigan. Diante dessa história real, o filme, dirigido por Craig Gillespie, nos mostra os caminhos duros que uma mulher é obrigada a passar no mundo dos homens. O crime aconteceu por causa do amor possessivo de seu parceiro, que arquitetou a agressão a Nancy para que Tonya tivesse mais chances.


O filme, por conta disso, opta por narrar a versão de Harding para os fatos, ainda que busque todas as verdades que explicam o caso. O longa usa depoimentos de todos os envolvidos e, principalmente, de Tonya, que tem a sua chance de falar sua verdade de um caso que tem mais de 20 anos de teorias. Com uma técnica parecida com os filmes dirigidos por Martin Scorsese, com direito a narração e quebra da quarta parede, a narrativa envolve e diverte quando manipula imagens, nos deixam confusos e curiosos para continuar estudando as más decisões de vidas dessas pessoas.

[QUOTE1]

Sabendo disso, o diretor justifica as escolhas de Tonya, que são refletidas nos inúmeros assédios e agressões físicas que ela sofreu. Dentro de casa, ela era torturada por sua própria mãe que jogava toda a pressão do mundo em suas costas. Ao sair de casa, ela se envolveu com Jeff, o seu marido que a espancava constantemente. Já nos esportes, o seu lugar de refugio, a personagem sofria preconceito dos jurados por ser uma mulher que não agradava ao padrão de recatada e gentil. Para piorar, a mídia se aproveitou disso. O jornalismo e a publicidade falaram do caso durante anos, intitulando como um dos maiores escândalos dos esportes. Tonya, diante disso, era hostilizada. A violência fez parte de suas raízes, enquanto que ela era obrigada a ver todas as outras competidoras tendo sucesso. A opção de colocá-la narrando a história dentro de uma cozinha diz muito sobre o seu fracasso, inclusive.


Com esse esmero nos detalhes que contam a história, o filme também mostra um elenco extremamente carismático, cheio de vida. Margort Robbie, por exemplo, é “dona” do filme. O trabalho que ela faz demonstra justiça à sua indicação ao Oscar de melhor atriz. A cena do espelho, em que ela sente todas as dores e libera através das lagrimas, é um caso de tamanha dedicação no ofício. Já Allison Janney, que interpreta a sua mãe, encarna aqui uma vilã assustadora e imprevisível. A estatueta do Oscar de atriz coadjuvante tem tudo para ser sua.


Por conseguinte, o filme é simples, mas inova quando pode. Assim como Tonya, ele encontrou novos métodos de se contar uma história. E entende a sua luta enquanto mulher.


EU, TONYA

recebeu indicação ao oscar de melhor atriz, melhor atriz coadjuvante e montagem

 

Cinema e esporte

 

MENINA DE OURO (2004)

 filme, dirigido por Clint Eastwood, conta a história de uma lutadora, de origem pobre e humilde, que é treinada por um lutador aposentado. A atriz Hilary Swank ganhou 4,5 kg de massa muscular para o papel e venceu o Oscar de melhor atriz pelo filme.

 

HELENO (2012)

O filme, dirigido por José Henrique Fonseca e estrelado por Rodrigo Santoro, mostra o jogador de futebol Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo na década de 1940, em seu auge como um dos melhores jogadores da América do Sul.

RUSH – NO LIMITE DA EMOÇÃO (2013)

Dirigido por Ron Howard, o filme é um drama biográfico que narra a rivalidade entre os pilotos Niki Lauda e James Hunt, na década de 1970. Lauda ajudou no desenvolvimento do filme e afirmou que as cenas de corrida são reais e angustiantes, como as corridas de verdade são.

 

OUTRAS 15 DICAS


1. Rocky – Um Lutador (1976)

2. Campos dos Sonhos (1989)

3. Space Jam – O Jogo do Século (1996)

4. Ali (2001)

5. Seabiscuit – Alma de Herói (2003)

6. O Lutador (2008)

7. Um Sonho Possível (2009)

8. Garota Fantástica (2009)

9. Invictus (2010)

10. O Vencedor (2010)

11. Senna (2010)

12. Foxcatcher – Uma história que chocou o mundo (2014)

13. A Grande Vitória (2014)

14. Mais Forte que o Mundo (2016)

15. Creed - Nascido para lutar (2016)

 

O que você achou desse conteúdo?