Logo O POVO+
Em Cearábia, culturas árabe e nordestina se encontram no mesmo palco
Vida & Arte

Em Cearábia, culturas árabe e nordestina se encontram no mesmo palco

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Nos passos das 20 mulheres que sobem ao palco hoje - no Teatro do Dragão do Mar - estão encantos, mistérios e influências que envolvem as raízes árabes na cultura nordestina. O espetáculo CEARáBIA, concebido a partir de pesquisa da bailarina Lenna Beauty, mostra como o Ceará e os estados vizinhos foram inspirados por povos de cultura refinada e trato artístico.


Lenna é cearense e passou décadas viajando por Europa, África e Oriente Médio. Durante os roteiros por terras estrangeiras -onde nunca havia imaginado pisar - descobriu conexões extremas entre povos que habitaram o território espanhol e o Ceará. Árabes, judeus e ciganos, explica Lenna, foram expulsos do local onde viveram por mais de oito séculos. O destino de muitos foi embarcar nas caravelas, cruzar o oceano e “fazer pouso” no novo mundo. Nas bagagens, trouxeram sua cultura refinada. “Cuscuz, carne seca, roupas, cantos, cangaços”, enumera a bailarina, falando de alguns elementos incorporados pelos estados nordestinos.


A apresentação realizada a partir de hoje, 11, é uma versão ampliada de outro espetáculo feito por Lenna em 2012, em São Paulo. Antes, ela ocupava o palco sozinha. Agora, são 20 mulheres dançando no tablado. Nem todas são bailarinas. Algumas são artistas vindas de outras áreas do conhecimento, diz Lenna. Viviane Siad, uma das integrantes, explica que elas vivenciaram Núcleos Didáticos para se aprofundar no conteúdo do CEARáBIA. O trabalho foi realizado ao longo de 2017 e as formações aconteceram no Estúdio Lenna Beauty.


Além disso, o Totem Estúdio — capitaneado por Yury Kalil, marido de Lenna — foi apoio no quesito musical, que é um dos trunfos do CEARáBIA. As canções do espetáculo são executada ao vivo. A banda é composta por Yury (bateria, direção musical e composições), Fernando Catatau (guitarra), Milton Ferreira (baixo) e Bruno Rafael (guitarra).

 

SERVIÇO

 

Espetáculo CEARáBIA

Direção: Cristiane Azem

Músicos: Yury Kalil, Fernando Catatau, Milton Ferreira e Bruno Rafael

Quando: apresentações de hoje, 11, até 14 de janeiro

Horário: 20 horas

Onde: Teatro do Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Outras informações: (85) 3488 8600 / (85) 3488 8608

Ingresso: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)

O que você achou desse conteúdo?