Logo O POVO+
Concurso para Secult com 132 vagas deve acontecer ainda neste semestre
Vida & Arte

Concurso para Secult com 132 vagas deve acontecer ainda neste semestre

As vagas devem abranger áreas como Arquitetura, Ciências Sociais, História, Museologia e Pedagogia. É o primeiro concurso da história da Secretaria da Cultura do Ceará. Anúncio foi realizado pelo governador Camilo Santana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) — pasta que contabiliza mais de 50 anos — terá o primeiro concurso público de sua história. Com 132 vagas, o certame vai acontecer ainda neste primeiro semestre de 2018, segundo anúncio realizado ontem pelo governador Camilo Santana (PT).


Todas as vagas disponibilizadas são para pessoas com nível superior, explicou Fabiano dos Santos Piúba, titular da Secult, em entrevista ao O POVO por telefone.


“Traçamos um perfil de profissionais que pudessem estar qualificando a gestão e a execução das políticas públicas”, aponta o gestor, salientando que serão disponibilizadas colocações para candidatos formados em graduações como Arquitetura, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda, História, Museologia, Pedagogia e Jornalismo. Além disso, explica Fabiano, há interesse em reforçar as áreas administrativa e jurídica, que representam uma fragilidade na pasta. Por isso, vagas serão abertas para Direito, Economia, Administração e Contabilidade.


No intuito de fortalecer os processos técnicos da Secult, vai existir um escopo de vagas dentro do concurso para profissionais formados nas áreas de artes cênicas, artes plásticas, música, mídias digitais, audiovisual, artes visuais e outros eixos da cultura. “O processo é tocado pela Seplag (Secretaria do Planejamento). Nós vamos acompanhar para a construção da prova, do processo”, elucida Fabiano.


Plano estadual

O concurso, primeiro da história da Secult, foi um compromisso assumido por Camilo Santana ainda no período da campanha eleitoral. O certame está previsto no Plano Estadual da Cultura, documento aprovado em 2016 e que traça as metas para o Estado ao longo de dez anos.

 

Fabiano lembra que, além do concurso, a meta abrange um plano de cargos e carreiras para os profissionais da secretaria e a reestruturação da pasta.


“O governador estabeleceu uma prioridade para que a gente realize (o concurso) já no primeiro semestre e convocando os aprovados em 2018. Nós temos um plano estadual muito ousado, que estabeleceu metas para os próximos dez anos no campo dos fortalecimento dos sistemas de cultura — seja o próprio sistema estadual ou os sistemas municipais. E a Secretaria da Cultura que vai ganhar um reforço muito importante com o concurso”, diz Fabiano Piúba.

 

O que você achou desse conteúdo?