PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Caixa Cultural inaugura exposição de novos artistas

01:30 | 10/01/2018
Projeto Cidade Gamboa - A Estética da Ginga, de Guilherme Malaquias é uma das obras expostas na Caixa Cultural DIVULGAÇÃO
Projeto Cidade Gamboa - A Estética da Ginga, de Guilherme Malaquias é uma das obras expostas na Caixa Cultural DIVULGAÇÃO

Com visitação gratuita a partir de hoje, 10, e prosseguindo até 11 de março, a Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas é o destaque na Caixa Cultural (Praia de Iracema), reunindo o trabalho de 30 nomes emergentes no cenário da arte contemporânea. Com curadoria de Liliana Magalhães, a exposição já passou por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e inicia por Fortaleza sua itinerância pelo Nordeste.

“Foi muito evidente para a curadoria e para a seleção final das obras qual a mensagem que elas traziam. Havia muitas coisas relacionadas às questões de racismo, identidade, meio ambiente, direitos humanos, consumo... O interessante é que, ao mesmo tempo que completam 500 anos do conceito de utopia, nós estamos vivendo muita distopia, que é o oposto. Essa reflexão trazida nas obras se reflete no agrupamento das obras”, adianta a curadora.

Num total de 37 obras de artistas da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, os suportes são variados: desenhos, esculturas, fotografias, gravuras, instalações, intervenções, pinturas e vídeo. A mostra encontra-se também disposta em cinco campos de visualidade: natureza, espaço construído, espaço político, corpo e a síntese de tudo, das relações com o outro.

“Existem muitos vídeos, mas a maior parte das obras é em fotografia”, resume Liliana. Em sua segunda edição, a mostra usou como conceito a configuração das relações urbanas na atualidade. “A primeira (2015/2016) não teve um olhar curatorial. Eu, quando fui chamada para fazer a curadoria, concordei que as obras precisam ter uma narrativa. Isso proporciona que o público tenha uma reflexão. É uma exposição também interativa”.

 

SERVIÇO

 

Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas

Quando: até 11 de março

Onde: Caixa Cultural (av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)

Horários de visitação: de terça a sábado, das 10h às 20 horas; domingos, das 12h às 19 horas

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência/ Paraciclo disponível no pátio interno

Outras info: (85) 3453 2770

 

TERESA MONTEIRO