Logo O POVO+
Star Wars, Os Últimos Jedi estreia hoje nos cinemas
Vida & Arte

Star Wars, Os Últimos Jedi estreia hoje nos cinemas

Na estreia de Os Últimos Jedi, fãs comentam as teorias com ou sem sentido - que envolvem o nono filme da franquia Guerra nas Estrelas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O dia de conferir Os Últimos Jedi chegou. Marcada para a meia noite de hoje, 13, o novo filme da saga Star Wars dá sequencia a O despertar da Força, de 2015, e mostra o treinamento de Rey (Daisy Ridley) com o Jedi Luke Skywalker (Mark Hamill) e de Kylo Ren (Adam Driver) com Snoke (Andy Serkis). Representantes, respectivamente, da luz e das trevas, as duplas se preparam para um duelo da forma mais “Star Wars” possível, com direito a batalha de sabre de luz e guerras espaciais. O diretor do filme, Rian Johnson, conhecido por seu trabalho na série Breaking Bad, promete uma obra que, apesar de dramática, vai ser divertida, como Star Wars tem que ser.


Os Últimos Jedi também tem chances de ultrapassar a bilheteria de seu antecessor, O Despertar da Força, que alcançou a marca do bilhão de dólares e a terceira posição de maiores bilheterias de todos os tempos. A obra ainda promete homenagear Carrie Fisher, intérprete da Princesa Leia, falecida em dezembro de 2016, além de revelar os mistérios que envolvem os protagonistas e confirmar teorias deixadas no filme anterior.

[QUOTE1]

“A maioria das pessoas que gosta de Star Wars, gosta de teorizar”.

Essa afirmação da publicitária e crítica de cinema Hillary Maciel é reforçada pelos livros, quadrinhos, jogos de videogames e séries animadas que trazem inúmeros personagens e períodos diferentes da franquia. “Fica difícil não criar algumas teorias que gostaríamos que acontecessem”, diz. A internet, como principal fórum, traz dezenas de teorias a partir de cada produto novo, incluindo o último trailer, visto por cerca de 120 milhões de pessoas nas primeiras 24 horas. “É um ciclo que os diretores sabem que existem. Por isso tem tantas cenas nos trailers que nos ajudam a confirmar ou desmentir teorias. Eles sempre deixam um espaço para a nossa imaginação”,
conta Hillary.


Ela destaca, por exemplo, se o herói Luke Skywalker se tornaria um vilão no novo filme. “Eu acredito que isso seria uma atitude corajosa, já que transforma um personagem amado em uma pessoa má”, pontua. A teoria consiste em desenvolver Luke como uma pessoa amargurada e desconfortável com os Jedi, como aconteceu com o seu pai, Anakin Skywalker.


O criador do canal do Youtube Clube de Cinema de Duas Portas, Bruno Albuquerque, comenta que a teoria do Luke ser um Jedi Cinza faz mais sentido. “O termo começou quando os Jedi perceberam que era possível viver com o lado negro e lado da luz dentro de si. O Luke, aliás, sempre teve essa dualidade de maldades e bondades. Tudo indica que é isso”, conta.


Algumas teorias

 

Quem são os últimos Jedi?


Hillary Maciel aponta que pode ser a Rey e o Luke, já que ele, como Jedi antigo, irá treiná-la para substitui-lo no futuro.


Luke é o novo vilão?


A teoria consiste nos episódios IV e V, em que Luke se sente manipulado pela força. Depois que ele tem total domínio dela, o personagem usa os seus poderes para matar e mentir. Ele ainda usa uma roupa preta e se exila. Atitudes duvidosas para um Jedi.


Quem são os pais da Rey?


Segundo a quadrinista Sabrina Rolim, Rey é filha de Luke, já que ela é dividida entre um lado bom e outro mal, assim como a família Skywalker. Já para o professor de literatura Lourenço Becco, a heroína é filha de Obi Wan Kenobi, uma vez que “ela faz o truque Jedi da mente e usa a roupa parecida com a de Obi Wan. Além disto, a voz que surge como alucinação de Rey é do ator que fez Obi Wan no passado”.


Kylo Ren seria um Jedi infiltrado?


Alguns acusam isso, já que ele tem tendências ao lado bom da força.

O jornalista e crítico de cinema Gustavo Nery acredita ser uma teoria sem fundamentos, logo que o personagem matou o próprio pai.


O PORTAL O POVO ONLINE preparou um especial sobre Star Wars.

Para acessar, basta apontar a câmera do smartphone ou um leitor de QR Code para a marcação acima e viajar para uma galáxia muito, muito distante.

O que você achou desse conteúdo?