Logo O POVO+
Secultfor abre consulta pública para 69º Salão de Abril
Vida & Arte

Secultfor abre consulta pública para 69º Salão de Abril

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) abriu ontem, 22, consulta pública para o Edital do 69º Salão de Abril. O evento, reconhecidamente um dos mais importantes para as artes visuais do País, teve sua 68ª edição “sequestrada” e realizada, de forma totalmente independente e sem o apoio do poder público, por iniciativa do Fórum de Artes Visuais de Fortaleza.


A 69ª edição da mostra “oficial”, de acordo com a Prefeitura, está prevista para começar no dia 13 de abril, data em que se celebra o aniversário de Fortaleza. Os interessados em participar têm até o dia 21 de janeiro para se inscrever. Uma comissão julgadora irá selecionar 30 trabalhos e, diferentemente das outras edições, todos serão premiados. “A princípio iremos escolher 45 artistas. Deles, serão selecionados 30. Os quatro primeiros irão receber R$ 15 mil e o restante, R$ 5 mil (cada)”, explicou Norma Paula, coordenadora de Ação Cultural da Secultfor e responsável pelo Salão de Abril.


Outra novidade divulgada pelo órgão foi o local onde será realizada a mostra: a Casa do Barão de Camocim (Centro), que sediou a 18ª edição da Casacor Ceará, em 2016. “A casa foi entregue e será um equipamento da Vila das Artes destinado às artes visuais de um modo geral. Dessa forma, achamos por bem realizar o Salão nesse local, que será a nossa casa das artes na Cidade”, complementou Norma.


“Mais importante do que ele agora acontecer de fato no mês de abril, é nós o analisarmos de uma forma maior. A iniciativa do 68º Salão de Abril Sequestrado foi a de chamar atenção da própria Secretaria de que existe uma produção artística local e de que ela precisa se posicionar diante dessa indecisão. Nesse sentido, a gente conseguiu dar luz a esse silêncio e eu acredito que foi uma iniciativa exitosa porque conseguimos também mobilizar, de uma forma inédita, 15 espaços. Autônomos, artistas, galerias, se envolveram nessa manifestação”, afirmou Jacqueline Medeiros, curadora do 68º Salão de Abril Sequestrado.


“Acho que o mais importante foi o fato de não negarem a execução do 68º Salão. Espero que agora eles possam, então, destinar o dinheiro do 68º e, com transparência, assumirem e destinarem a verba”, resumiu o artista plástico cearense Rian Fontenele, que participou com uma de suas obras na última edição. “Essa questão foi só a ponta do iceberg. Para além do próprio Salão, existe também o fato de como a Prefeitura lida com os editais”, ressaltou Jacqueline.

 

Serviço

 

Consulta Pública para Edital do 69º Salão de Abril


Envio de sugestões: até 21/1/18


Onde: Secultfor (rua Pereira Filgueiras, 4) ou no e-mail: salaodeabril2018@gmail.com


Outras info: (85) 3105 1339/ 1392

[FOTO2] 

O que você achou desse conteúdo?