Logo O POVO+
Projetos cearenses de inclusão são destaques em prêmio nacional
Vida & Arte

Projetos cearenses de inclusão são destaques em prêmio nacional

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Iniciativas desenvolvidas entre escolas públicas e Organizações da Sociedade Civil (OSC) do interior do Ceará têm conseguido destaque nacional por meio do Prêmio Itaú-Unicef. É o caso dos projetos Cordeletrando e Juventude Comunica Direitos, vencedores regionais da premiação e que foram homenageados com menção honrosa na etapa nacional. Representantes das ações estão em São Paulo a convite do Itaú Cultural para troca de saberes com mais de 90 outros projetos do País. As duas ações cearenses destacadas trabalham a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da cultura e da comunicação.


“A visibilidade que o Juventude Comunica Direitos está conseguindo com esse prêmio mostra que o trabalho é um projeto digno, comprometido e mostra que pode se fazer, sim, educação de qualidade no campo”, aponta Flávia Cavalcante, do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), organização que desenvolve o projeto na escola Carlos Ferreira Barbosa, em Trairi. Secretária da unidade escolar, Neiva Ferreira faz coro: “É um grande incentivo. Ajuda a gente a trabalhar com ainda mais empenho. A ideia é que a gente continue com essa parceira”, afirma destacando que o engajamento das crianças em atividades culturais são reflexos desse trabalho continuado.


Já o projeto Cordeletrando – Rimar, Educar e Transformar, realizado pelo Conselho de Pais de Campos Sales na escola pública José Augusto Sobrinho movimenta a juventude de Campos Sales por meio da literatura de cordel. “A menção honrosa é de grande relevância para a gente, porque eleva a autoestima da comunidade por saber que o projeto é referência. Se entre vários projetos do Brasil, a gente é reconhecido, isso mostra que o trabalho é eficiente e que as parcerias são necessárias. Estamos motivados a fortalecer ainda mais o projeto”, afirma Lúcia Andrade, representante do Conselho de Pais de Campos Sales.


O Canal Futura, que é transmitido pela TV O POVO no Ceará, é parceiro do Itaú-Unicef. “É um prêmio fundamental, porque consegue mapear no Brasil inteiro organizações que estão trabalhando pela educação numa perspectiva de uma educação integral. O prêmio projeta essas ações, transforma esses projetos e mobiliza muito mais gente a se envolver com educação”, aponta João Alegria, diretor-geral do Futura, destacando que o canal é o responsável pela divulgação dessas experiências. “É uma tentativa de fazer com que boas práticas se multipliquem. Pessoas aprendam com pessoas”, completa.


“A educação é a transformação que a gente precisa na sociedade. O problema da desigualdade de renda no País será resolvido quando a gente acabar com o problema da desigualdade no acesso à educação”, aponta Fábio Barbosa, vice-presidente do Itaú Social. A premiação existe desde 1995 e este ano entregou, na categoria nacional, R$ 100 mil para quatro parcerias vencedoras nas categoria micro, pequeno, médio e grande porte.


*O repórter viajou a convite do Itaú Social

O que você achou desse conteúdo?